D

Dicas do Chef

Sobrou pão? O que fazer? Que tal preparar uma deliciosa salada…

Sobrou pão? Panzanella! Este clássico italiano é uma ótima maneira de reaproveitar as sobras de pão e os legumes que estiverem na geladeira. Resultado? Sabor e textura incríveis!

Panzanella ou Panmolle é um preparado italiano original das regiões de Toscana, Úmbria, Marcas e Lácio. O prato consiste numa salada com pão amanhecido de alguns dias e é bastante popular nos meses de verão. O preparado inclui o pão fatiado, tomates frescos, temperado com manjericão, azeite, vinagre, sal e pimenta do reino. O pão usado de costume é do tipo Toscano, preparado sem sal e assado em forno a lenha.

Muitas vezes a Panzanella serve como base para aproveitamento de ‘sobras’, angariando assim uma grande variedade de outros ingredientes. Portanto não é raro encontrar receitas indicando o uso de hortaliças, peixes e frutos do mar para sua elaboração.

Panzanella

Ingredientes:

1/2 pepino japonês sem casca e sem sementes;

1/2 cebola roxa em meia lua fina;

1/2 pimentão vermelho;

1/2 pimentão amarelo;

400gr de tomate cereja;

100gr de alcaparras;

2 dentes de alho ralados finos;

Salsinha picada grosseiramente a gosto;

Manjericão a gosto;

1/4 (xícara) de vinagre de vinho tinto;

1/4 (xícara) azeite extravirgem;

Queijo parmesão em lâminas;

3 fatias de pães caseiro;

Sal e pimenta-do-reino a gosto;

Azeite de oliva a gosto;

Modo de preparo:

Primeiro cortar os tomates cerejas ao meio e temperar com uma pitada de sal para soltar o líquido, cortar bem fino a cebola roxa. Corte meio pepino japonês, sem a casca, e corte em meia lua e com uma colher, raspe as sementes. Após, cortar fatias médias e acrescentar num pote. Junte meio pimentão vermelho sem sementes, cortados em cubos médios e meio pimentão amarelo sem sementes cortado em cubos médios. Rale 2 dentes de alhos e acrescente no pote. Por fim, acrescente as alcaparras levemente amassadas. Misture muito bem e tempere os vegetais com uma pitada de sal, pimenta-do-reino moída na hora à gosto e vinagre de vinho tinto. Misture bem e acrescente o azeite. Reserve e deixe marinar por aproximadamente 20 minutos.

Enquanto isso prepare os croutons. Corte o pão em cubos médios. Aqueça uma frigideira com fogo médio para alto e cubra seu fundo com azeite. Em seguida jogue os pedaços de pão e mexa bem para que todos os pedaços sejam envolvidos com o azeite, até dourar. Reserve.

Na hora de servir misture a salsinha, manjericão e os croutons na salada, acrescente mais um pouco de azeite a gosto e misture bem. Por fim, faça com a faca (ou cortador de legumes) lascas do parmesão e acrescente na salada, misturando delicadamente.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários