D

Dicas do Chef

Sucesso internacional

Galinhada brasileira chama atenção entre os 100 melhores pratos com frango do mundo

A galinhada brasileira conquistou um lugar entre os 100 pratos mais saborosos do mundo feitos com frango, de acordo com a renomada enciclopédia gastronômica TasteAtlas. No ranking global, essa deliciosa receita brasileira ocupa a 80ª posição, com uma impressionante nota de 3,9 em 5 pontos possíveis. Surpreendentemente, ela supera os famosos nuggets americanos, o ‘Poulet au Cidre’ (rolinhos de carne de ave em molho de cidra de maçã da região da Bretanha, na França) e o célebre ‘Coronation Chicken’ (Frango da Coroação), uma versão desfiada em maionese, curry e outros temperos, criada especialmente para a ascensão de Elizabeth 2ª ao trono britânico. De acordo com o Atlas, a galinhada é descrita como um ‘ensopado com arroz e frango’, podendo ser preparada com ingredientes como ervilhas, cebolas, tomates, pimentões, cebolinha e alho.

É considerado um prato popular em ocasiões festivas e, embora possa ser encontrado em diversos restaurantes, é amplamente apreciado quando preparado em casa, com cada família possuindo sua própria receita secreta, transmitida de geração em geração.

Galinhada tradicional

Ingredientes

1 kg de coxa e sobrecoxa de frango em pedaços

1 cebola picada

3 dentes de alho picados

2 xícaras (chá) de arroz parbolizado

2 tomates picados

5 água fervente

½ limão

Sal e cheiro-verde picado a gosto

Sal e pimenta do reino a gosto

 Modo de preparo:

 Tempere o frango com sal, pimenta, alho suco de limão. Deixei marinando por 1 hora.

Em uma panela grande de ferro, coloque o óleo e leve ao fogo médio e frite o frango até dourar. Retire com uma escumadeira e reserve. Na mesma panela, refogue a cebola e o alho até dourar. Adicione o arroz e refogue por 2 minutos. Acrescente o frango frito reservado, o tomate e refogue por mais 2 minutos.

Coloque a água, tempere com sal, tampe a panela e cozinhe até o arroz ficar cozido. Desligue o fogo polvilhe com cheiro-verde misture e sirva.

 

 

 

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários