D

Dicas do Chef

GASTRONOMIA

Técnicas culinárias para fazer pratos mais saudáveis!

PUBLICIDADE

Natal, ano novo, festas, quanta comilança hein, e agora que tudo voltou ao normal, que tal mudar um pouco os hábitos alimentares? Então seja você um expert da cozinha, preparando alimentos mais saudáveis. Mas, nem por isso, precisa ser chato ou ruim, mas sim incluir uma grande variedade de alimentos. Algumas mudanças simples na cozinha podem ajudá-lo a melhorar o perfil nutricional de qualquer refeição.

Cozimento no vapor: cozinhar alimentos no vapor é uma das técnicas mais saudáveis para quem busca uma alimentação leve e balanceada, pois o vapor não destrói nutrientes presentes no alimento. A dica aqui é usar uma panela com uma vaporeira em cima, ou seja, na parte de baixo vai a água fervente e, sobre ela, como se fosse um cesto, vai outro acessório em que serão colocados os alimentos.

Prefira os grãos integrais: certamente, você já ouviu este conselho de alguém: prefira os grãos integrais, como arroz, sempre que possível. Esse tipo de alimento preserva as fibras, vitamina B, magnésio, zinco e outros nutrientes, que ajudam o organismo a funcionar melhor.

Use ervas frescas: ervas frescas, como cheiro-verde, manjericão e alecrim, trazem perfume e sabor para os alimentos, mas não é só isso: são ricas em nutrientes! Adicioná-las aos preparos só agrega, por isso não tenha medo e se arrisque a usar várias ervinhas tanto durante a cocção como para finalizar os pratos.

Aproveite o forno: preparar comidas, como carnes e peixes, na frigideira sempre parece mais rápido e prático, mas assá-los no forno pode ser bem mais saudável. Isso ocorre porque não é necessário adicionar tanta gordura para fazer a comida, um fio de azeite é suficiente para fazer peixes incríveis.

Crepioca de queijo com tomate e orégano

Ingredientes:

1 ovo

2 colheres de sopa de tapioca

1 pitada de sal rosa

1 fio de azeite de oliva

1 fatia de queijo mussarela

1 colher de sopa de tomate picadinho

Orégano a gosto

Modo de preparo:

Misture o ovo, a tapioca e o sal. Coloque o azeite na frigideira e aqueça. Despeje a massa da crepioca. Espere soltar do fundo da frigideira e vire. Adicione o queijo, o tomate o orégano. Tampe a frigideira e espere de 1 a 2 minutos. Sirva aberto ou enrolado e cortado em 3 partes.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor e Chef de Cozinha. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Brasileiro, solteiro, 30 anos. Endereço comercial e residencial na Rua Santa Catarina, número 2770. Centro – Medianeira – PR.

Comentários