D

Dicas do Chef

gastronomia

Testes caseiros para descobrir se o mel é falsificado

E, como falta mel, os falsários misturam xarope de glucose e outros ingredientes para fazer o mel original render mais ou então revendem as misturas como se fossem o produto verdadeiro.

Felizmente, existem alguns truques caseiros para conferir se o mel que você comprou é original. Antes, uma recomendação: é mais garantido comprar mel verdadeiro em supermercados ou empórios. Confira as dicas a seguir.

1) Geladeira: Mel de verdade cristaliza, isso é, ele se solidifica em temperaturas abaixo de 25ºC. Deixe a garrafa com o alimento na geladeira por algumas horas: se endurecer, é mel. Para reverter o processo, é só deixar fora da geladeira ou aquecer a garrafa em banho-maria.

2) Vinagre: Pegue uma colher de sopa de mel e pingue algumas gotas de vinagre: se espumar, o produto é falsificado. Isso acontece pois o ácido do vinagre reage com os ingredientes usados para fraudar o mel.

3) Água: Encha um copo com água e coloque uma pequena quantidade de mel. Se o produto for original, ele vai descer para o fundo do copo, pois o mel é mais pesado que a água.

4) Papel-toalha:

Pingue um pouco de mel em um papel-toalha. Se o líquido demorar para ser absorvido, o produto é original. Mel adulterado costuma ser mais diluído e é absorvido rapidamente.

Biscoito de gengibre

Ingredientes:

310gr de farinha de trigo

80gr de manteiga sem sal

60gr de açúcar refinado

60gr de polvilho doce

35gr de mel

30gr de amido de milho

20gr de açúcar mascavo

3gr de gengibre em pó

3gr de bicarbonato de sódio

3gr de noz-moscada ralada

3gr de canela em pó;

1 ovo

Modo de preparo:

Na batedeira, com o batedor globo, bata a manteiga com os açúcares até triplicar de volume. Adicione o mel e, em seguida, o ovo. Desligue a batedeira e incorpore a farinha, o polvilho, o amido, o gengibre, o bicarbonato e as especiarias, com a ajuda de uma colher. Bata, com o batedor “raquete”, até incorporar bem. Abra a massa com o auxílio de um rolo (deixe com espessura de 3 milímetros) e leve à geladeira, por 30 minutos. Corte os biscoitos com cortadores médios, no formato de árvore de natal, flocos de neve, bonequinhos, e coloque-os em uma assadeira, forrada com papel-manteiga. Asse, em forno pré-aquecido a 180 °C, por até 20 minutos. Espere esfriar e decore com confeitos como preferir.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários