D

Dicas do Chef

Tortilha espanhola, você sabe o que é?

A tortilha espanhola ou simplesmente tortilha (em castelhano: Tortilla de Patatas) é uma espécie de omelete, feita com ovos e batatas fritas ou cozidas. É comum levar cebolas, dependendo da região onde é feita.

As batatas devem ser cozinhadas lentamente primeiras no óleo ou azeite de oliva, para que encharquem e amoleçam, dando a consistência ideal para o prato. Como quase todo prato típico, existem muitas variações possíveis, como por exemplo, acrescentar pimentão verde, linguiça, champignon, etc. Uma variante comum é a tortilha à paisana que também leva chouriço, pimentões vermelhos e ervilhas.

Em Madrid se oferece também uma variante conhecida por tortilha brava que leva um tempero picante à base de páprica. Na Argentina são comuns também tortilhas com acelga e espinafre. Há uma receita semelhante na culinária suíça, chamada rösti, diferenciando-se da tortilha apenas por conter mais batatas e comumente ser assada após frita.

Tortilha espanhola

Ingredientes:

4 ovos

1/2 kg de batatas

Azeite de oliva ou óleo de girassol

1 cebola grande

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Lavar e cortar as batatas em laminas finas e cortar a cebola em semi-circulos finos.

Esquentar o azeite e por as batatas e a cebola para fritar, deixe fritar bem, escorra as batatas e a cebola, coloque sal a gosto.

Bata os ovos e acrescente a mistura de batatas e cebola, misturando bem de preferência com um garfo, não importa se as batatas se desmanchem um pouco.

Coloque uma frigideira no fogo com um pouco de azeite, coloque a mistura de ovos e batatas. Movimente a frigideira para que não grude a tortilla no fundo. Quando perceber que está cozida se põe um prato e dá a volta a tortilla (é fácil, só tem que fazer com segurança).

Pode-se dar quantas voltas queira, até que esteja dourada de ambos os lados, segundo o gosto de cada um.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários