Economia e Negócios

Banco do Agricultor Paranaense

Programa do Estado que visa subsidiar juros em financiamentos para a agricultura familiar é lançado em Serranópolis do Iguaçu

Nesta quinta feira (27), ocorreu à apresentação e lançamento do “Programa Banco do Agricultor Paranaense”, no Paço Municipal 22 de Outubro para autoridades e lideranças do município de Serranópolis do Iguaçu.

O Banco do Agricultor Paranaense é um instrumento que possibilita ao governo do Estado conceder subvenção econômica a produtores rurais, cooperativas e associações de produção, comercialização e reciclagem, e a agroindústrias familiares, além de projetos que utilizem fontes renováveis de geração de energia e programas destinados à irrigação, entre outros.

Na prática, o programa possibilita que os agricultores tenham parte dos juros bancários em financiamentos pagos pelo Governo do Estado, tendo que atender a alguns pré-requisitos para aprovação do projeto.

O prefeito Ivo Roberti se fez presente com sua equipe e com representantes das Cooperativas de Crédito SICREDI e CRESOL. O agrônomo do IDR-Paraná (antiga EMATER), João Francisco que atua em Matelândia fez a apresentação do programa com o apoio do agrônomo de Serranópolis Max Sander.

O gerente regional do IDR-Paraná José Lindomir Pezenti  também participou da reunião prestigiando os presentes e reforçando a apresentação, sobre a importância do programa para os agricultores familiares do município e estado do Paraná.

Para os agricultores interessados, o gerente do IDR recomenda, “Os interessados devem procurar o IDR-Paraná que será o principal agente de divulgação das informações e elaboração das propostas de acordo com os agentes financeiros dos quais os mesmos fazem parte e costumam financiar seus custeios e investimentos”.

Para o prefeito Ivo Roberti o município irá dar todos os incentivos para que os agricultores busquem esse recurso “há grande interesse no município de Serranópolis para o uso de energia renovável, especialmente a solar. Este programa vai ajudar aquele agricultor que sonha em construir a sua usina, mas não fez ainda devido aos juros dos financiamentos, então vamos dar todas as orientações para que busquem realizar este sonho”.

Projetos de irrigação e de gás natural, além de outros que interessam aos produtores rurais do município também podem ser financiados.

Comentários