Economia e Negócios

internacionalmente

Sicredi participa da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito

CPR Fácil do Sicredi irá concorrer ao prêmio “2022 Digital Growth Award”, que reconhece soluções que promovam a inclusão financeira, a inovação e a escalabilidade

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, participará da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, de 17 a 20 de julho, em Glasgow, na Escócia. O evento é uma iniciativa do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU, na sigla em inglês) e tem o objetivo de proporcionar aprendizados e conexão entre profissionais de cooperativas de crédito em todo o mundo. Entre colaboradores e associados, o Sicredi terá cerca de 100 representantes na Conferência. Ao todo, a comitiva brasileira terá mais de 300 pessoas, sendo a segunda maior entre todos os países presentes.

“O evento tem uma importância muito grande, pois possibilita a troca de conhecimento entre cooperativas de crédito de todo o mundo e traz importantes especialistas para refletirmos sobre o papel do cooperativismo na sociedade e, consequentemente, seguirmos evoluindo”, afirma Fernando Dall’Agnese, presidente do Conselho do Administração do Sicredi.

“A representativa participação dos cooperativistas brasileiros demonstra, não só, a força do cooperativismo de crédito no país, mas também o interesse pelo intercâmbio, especialmente neste momento em que celebramos a aprovação do PLP 27, que abre um novo ciclo de prosperidade para o segmento no Brasil”, contextualiza Manfred Alfonso Dasenbrock, diretor do WOCCU e presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ. 

O Projeto de Lei Complementar nº 27, aprovado recentemente no Senado, dispõe sobre a atualização do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo sob as perspectivas de atividades e negócios, organização sistêmica e gestão e governança do modelo. 

Um dos destaques do Sicredi na Conferência deste ano é ser finalista do prêmio anual concedido pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito, na categoria “2022 Digital Growth Award”, que reconhece soluções digitais que promovam a inclusão financeira, a inovação e a escalabilidade.

O projeto inscrito foi a CPR Fácil, produto que foi desenvolvido com conceito e processos simplificados e automatizados, de modo a atender às necessidades de crédito dos associados do segmento agro, através da Cédula de Produto Rural (CPR). Desde abril deste ano, quando foi lançado, foram liberados cerca de R$ 40 milhões por este novo instrumento financeiro, que além de ser 100% digital, possibilita a validação socioambiental por meio do CPF do contratante.

Presença jovem

Durante a Conferência, nove jovens ligados ao Sicredi participarão da programação do WYCUP, programa do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito que incentiva e reconhece jovens lideranças por contribuições significativas às suas comunidades e cooperativas de crédito e que têm potencial de causar impacto global. 

Os jovens foram premiados pelo WYCUP em edições anteriores e, assim, ganharam a possibilidade de participar presencialmente da Conferência deste ano: os vencedores de 2019 foram Carla Diana Oteiro Borre e Micheli Thiesen; em 2020, Vinícius Mattia; e em 2021, Ana Maria Marvulle Goffredo, Carolina Mussolini Celestino de Oliveira, Kelly Lima, Rafael Lopes de Oliveira, Guilherme Fernandes de Melo. Também integrará o grupo Camila Medeiros, que faz parte da iniciativa Comitê Jovem do Sicredi, a qual se conecta com o WYCUP.

A palestra “Vozes da Juventude: expandindo a relevância por meio do desenvolvimento profissional, empreendedorismo e engajamento comunitário” será apresentada por quatro deles, Carolina, Ana, Guilherme e Vinicius. Na apresentação, irão compartilhar o trabalho que realizam para fortalecer o relacionamento entre jovens e cooperativas de crédito, relacionando temas como empreendedorismo, meio ambiente e comunicação.

Cooperativismo no Mundo

De acordo com o último relatório divulgado pelo WOCCU, existem mais de 86 mil cooperativas de crédito presentes em 118 países de todos os continentes. Elas atendem mais de 375 milhões de associados, o equivalente a cerca de 12% da população economicamente ativa mundial.

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. 

 Site do Sicredi: www.sicredi.com.br 

Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Comentários