Educação e Cultura

conhecimento

Adetur Cataratas e Caminhos organiza comitiva da cidade de Hernandarias/PY para visita técnica em Itaipulândia e Santa Helena

A Adetur Cataratas e Caminhos, através da Assessora Técnica, Sara Fernanda de Moraes, organizou na última semana uma comitiva de autoridades representantes do poder público e da empresa de energia Ande, vindas da cidade de Hernandarias no Paraguai para uma visita técnica nas cidades de Itaipulândia e Santa Helena. O principal objetivo da visita foi a busca por estratégias para desenvolver o turismo daquela região, sobretudo, o turismo religioso, onde as autoridades pretendem construir uma imagem da padroeira da cidade de Hernandarias.

Em Itaipulândia, o grupo foi recepcionado pela Secretária de Indústria, Comércio, Turismo e Lazer, Angela Frey, a Diretora de Turismo e Lazer, Laides Royer e o Presidente da Câmara de Vereadores, Claudemir Roth. A comitiva visitou o Monumento à Nossa Senhora Aparecida, o Balneário Jacutinga e o Parque Aquático Itaipuland.

Já em Santa Helena, as autoridades foram recepcionadas pelo Vice-Prefeito Dinho Maraskin, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Aquiles Marcelo Alba, a Diretora de Turismo, Janaina Paula Teodoro e o Presidente do COMTUR Conselho Municipal de Turismo, Jackson Bueno. O grupo realizou uma visita no Balneário Terra das Águas e no Monumento Cristo Esplendor.

De acordo com a Assessora Técnica da Adetur, Sara Fernanda de Moraes, o papel da Instituição é auxiliar no desenvolvimento turístico não só da região, mas também da tríplice fronteira. “Fizemos essa função de intermediação, de acompanhar os representantes que vieram aprender e conhecer as boas práticas de turismo que nós temos aqui na região. Eles têm projetos que querem desenvolver tanto na área de turismo religioso, na área de lazer e nós identificamos que os municípios de Itaipulândia e Santa Helena eram os que no momento estavam mais preparados para que eles viessem e tivessem ali algumas experiências que pudessem levar e replicar no município deles”, destaca.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Helena, Aquiles Marcelo Alba, receber esta comitiva significou que o trabalho voltado ao turismo no município está sendo reconhecido. “Foi uma alegria imensa receber essa comitiva do Paraguai, de Hernandarias, para ver que estamos no caminho certo. Temos um suporte bom aqui tanto da Adetur e do COMTUR que é muito participativo, ajuda a Administração Municipal a tomar as decisões assertivas no que diz respeito ao turismo. Os representantes ficaram muito satisfeitos e felizes em saber que Santa Helena tem sim uma vocação para o turismo, tem atrativos e estamos criando formas de atrair o turista”, ressalta.

Para a Diretora de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Hernandarias, Gladys Garcete, a visita fortaleceu as ideias de implantar o turismo religioso no município. “Estamos muito contentes primeiro pela recepção a todo grupo e segundo que nos fortaleceu muito a ideia que estamos tendo acerca do desenvolvimento do turismo como um enfoque religioso que estamos querendo instaurar. As informações e orientações que levamos daqui vamos lutar para se concretizar”, afirma.

Conforme o Presidente da Câmara de Vereadores de Hernandarias, David Monzon, através da experiência adquirida é possível preparar um turismo diferente em Hernandarias. “Aprendemos muito do que é possível fazer lá do lado do Paraguai com essa experiência positiva. Vamos lutar para conseguir a infraestrutura que precisamos para desenvolver o turismo. Vamos gerar as condições políticas necessárias para ter o turismo que precisamos”, finaliza.

Comentários