Educação e Cultura

SISTEMA DE ENSINO

Aquisição de material apostilado garante mais qualidade ao ensino público municipal

A Secretaria de Educação de Medianeira está sempre atenta às necessidades e acompanha o trabalho realizado pelas instituições de ensino público municipais. Com base no acompanhamento, oportuniza formações, sugere encaminhamentos e busca maneiras eficazes de ofertar um ensino de melhor qualidade. Segundo a secretária de Educação, Rosiane Limberger dos Santos Tonelli, a equipe de coordenadores pedagógicos vinha analisando internamente a possibilidade da adoção de um sistema de ensino, que pudesse contribuir com professores e alunos, para que o ensino fosse aprimorado e como consequência a aprendizagem fosse ainda melhor. “No segundo semestre de 2023, a análise dos materiais foi se intensificando e a proposta da adoção do sistema de ensino foi repassada para as escolas que, no geral, concordaram com tal ação. Sendo assim, neste ano letivo iniciamos a implantação do Sistema de Ensino Maxi”, explica.

A partir de então, os alunos do ensino fundamental receberam uma agenda para os recados escolares e apostilas contendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Arte. “Os professores receberam o material do docente, com as orientações necessárias de como implementar a aula, plataforma contendo materiais complementares e ainda um sistema de acompanhamento do desempenho dos alunos nas avaliações propostas pelo próprio material. Tais avaliações acontecem ao final de cada uma das quatro apostilas recebidas no ano e ainda mais dois simulados semelhantes aos propostos pelo MEC. “Esses acompanhamentos são de extrema importância para verificar os níveis de aprendizagem dos alunos e perceber onde ainda é necessário avançar”, esclarece Rosiane.

A secretária de Educação salienta que como tudo que é implantado, no início gera desconforto e certa insegurança. “Podemos dizer que estamos ainda num período de adaptação ao uso do material. A equipe gestora das escolas e a equipe pedagógica da Secretaria de Educação têm buscado auxiliar os professores neste período, para que o trabalho aconteça da melhor maneira possível. Sabemos que os docentes têm se dedicado muito a essa nova forma de trabalho, para que tudo dê certo”, reforça.

Ela complementa que com o passar do tempo, a Secretaria terá um feedback dos professores “e ainda poderemos verificar mais efetivamente os resultados positivos na aprendizagem dos alunos”, finaliza Rosiane.

Comentários