FEPART E FESTINELA
Arte e Tradição Gaúcha em Medianeira
Com uma participação recorde de 3.500 inscritos, distribuídos em 43 CTGs e 112 grupos de dança, o evento foi categorizado pelo MTG do Paraná como o maior realizado nos últimos 20 anos
Texto por ASSESSORIA . Fotos por Fotos Marlom de Sousa . 5 de dezembro de 2025 . 14:56
O 34º Festival Paranaense de Arte e Tradição Gaúcha (FEPART) e o 3º Festinela, realizados no Lar Centro de Eventos, em Medianeira, entre os dias 28 e 30 de novembro, consolidaram-se como um marco na história do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) do Paraná. Com uma participação recorde de 3.500 inscritos, distribuídos em 43 CTGs e 112 grupos de dança, o evento foi categorizado pelo MTG do Paraná como o maior realizado nos últimos 20 anos, tanto em volume de participantes, como pela excelência de sua organização.
O festival abrangeu diversas categorias artísticas, como dança tradicional, dança de salão, chula, intérprete solista vocal, instrumental e declamação, incluindo participantes de 05 a 75 anos, transformando Medianeira na capital da cultura gaúcha no Estado do Paraná por três dias.
PARCERIA COM A PREFEITURA MUNICIPAL – A Administração municipal de Medianeira foi parceira na realização dos eventos. O prefeito Antonio França destacou a sua importância. “Esse é o verdadeiro espírito do tradicionalismo gaúcho, união e orgulho de onde veio, eventos como estes reforçam a importância dos CTGs e mantém viva a identidade, a história e a tradição. Parabéns”.
Na oportunidade, os artesãos medianeireses, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estiveram expondo e comercializando seus produtos, alguns desenvolvidos exclusivamente para a ocasião, com elementos tradicionalistas da cultura gaúcha.
RECONHECIMENTO ESTADUAL TRAZ EMOÇÃO À PATRONAGEM – O CTG Sentinela dos Pampas, anfitrião e organizador do festival, foi duplamente celebrado. Além do sucesso logístico, a entidade recebeu uma solene Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, proposta pelo Deputado Alexandre Amaro.
O momento da homenagem foi de grande emoção para a patronagem. A Patroa Fabiane Poletto Bersch expressou seu sentimento: “Nunca esperava uma homenagem tão importante para o CTG. Nosso time da patronagem trabalha com muito carinho e cuidado para promover um evento marcante para os CTGs visitantes.” A citação reforça o empenho e a dedicação da equipe em elevar o nível da tradição gaúcha no estado.
DESEMPENHO EXCEPCIONAL DO SENTINELA DOS PAMPAS – O CTG Sentinela dos Pampas não brilhou apenas na organização, mas também no palco, demonstrando um desempenho artístico excepcional. O grupo conquistou um total impressionante de 25 troféus, com resultados de destaque nas invernadas:
- 1º Lugar na Invernada Mirim
- 1º Lugar na Invernada Juvenil
- 3º Lugar na Invernada Adulta
- 1º Lugar na Invernada Veterana
- 1º Lugar nas Danças Birivas
O sucesso é reflexo do trabalho árduo e da competência de seus instrutores. A patronagem fez questão de agradecer publicamente os professores Alex Siqueira, Vandressa Loretto, Patrick Chagas de Lima, José Eduardo Telles, e Lucas Augusto Rhode.
Além do foco cultural, o evento movimentou a economia local, rede hoteleira, supermercados, açougues e demais comércios, que sentiram o resultado positivo nas vendas e no relacionamento.
PRESENÇAS E ENCERRAMENTO DE OURO – O evento contou com a presença de diversas autoridades, prestigiando a força do movimento tradicionalista, incluindo o Patrão do MTG do Paraná, Sr. José Haroldo, o Prefeito Municipal Antonio França, o Vice-Prefeito Evandro Mees, o Presidente da Lar Cooperativa, Sr. Irineo da Costa Rodrigues, e a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Sra. Márcia Hanzen.
Para fechar o 34º FEPART com “chave de ouro”, o Grupo Quarteto Coração de Potro realizou uma apresentação de gala, coroando o grande espetáculo que Medianeira ofereceu a todos os medianeirenses e visitantes presentes no local.




















Comentários