Educação e Cultura

ESPETÁCULO

Bravíssimo Concertos conta a história do acordeon

Compositor e acordeonista premiado, o paranaense João Pedro Teixeira faz apresentações gratuitas em Cascavel, dia 29 de junho e Medianeira dia 1º de julho  

O Carnaval de Veneza, a Marcha Turca de Mozart, o Bolero de Ravel ganham  interpretações em acordeon na segunda apresentação do Bravíssimo Concertos em 2022. 

Com a participação da professora e especialista em música Liana Justus, o concerto didático O Acordeon na Música Clássica leva para Cascavel e Medianeira a universalidade do músico João Pedro Teixeira que além de peças autorais executará um repertório que abraça o jazz, a música brasileira, entre outros gêneros musicais.

O público presente também terá a oportunidade de conhecer dez diferentes instrumentos musicais da família fole, entre eles o chinês sheng, a concertina portuguesa, o organetto alemão e a clássica sanfona 8 baixos completam o espetáculo musical.

Acostumado a tocar em grandes salas do circuito mundial, João Pedro conta que sempre pede aos seus produtores que busquem marcar concertos não apenas nas capitais. “Precisamos de mais iniciativas como o Bravíssimo Concertos que leva a riqueza da música clássica para diferentes localidades. Essa é a minha primeira apresentação solo em Cascavel e Medianeira e tenho certeza que será um momento muito emocionante”, disse João Pedro.

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados em http://sympla.com.br

Ação Educativa –  Além do concerto aberto ao público, o Bravíssimo Concertos também levará para Medianeira, atividades para alunos e professores da Rede Municipal de Ensino. Com a coordenação pedagógica da professora de música  Liana Justus, serão realizados exercícios para despertar o interesse pela música clássica e instrumental.

Trajetória – João Pedro Teixeira, paranaense, é acordeonista, compositor, arranjador e premiado instrumentista. Um dos principais músicos da cena brasileira e mundial, com cinco CDs, dois DVDs e centenas de participações em outros trabalhos. Atuou em concertos na França, Itália, Alemanha, Áustria e Portugal. Bacharel em acordeon pelo Conservatório Musical Som Maior, atua solo, com quarteto de cordas e solista de orquestra sinfônica.

Sobre o Bravíssimo – Teve início, em 2019, na cidade de Medianeira. A partir da compra do primeiro piano da cidade foi desenvolvida uma programação anual de concertos didáticos de diferentes correntes musicais. Em paralelo, profissionais da música realizaram uma série de ações educacionais que proporcionaram aos alunos da rede pública de ensino contato com todo o universo musical.

Em sua segunda temporada, o projeto ganha alcance com concertos nas cidades de Cascavel, Medianeira e Curitiba. Estão previstas apresentações de ópera, música clássica instrumental, música medieval e música brasileira.

Realização, apoios e patrocinadores – Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, o Bravíssimo tem incentivo da Supermax, Unimed Curitiba, BRDE, Frimesa, Lar Cooperativa Agroindustrial e Fertipar. Realizado pela Unicultura com apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel, Prefeitura Municipal de Medianeira, Fundação Cultura de Curitiba, Publicar Painéis e Rede Costa Oeste de Comunicação.

Comentários