itaipulândia
Capacitação sobre a Lei Lucas promove conhecimento em primeiros socorros para profissionais da educação
Desde o mês de abril, os profissionais da educação do município de Itaipulândia têm se reunido para participar de encontros de capacitação sobre a Lei Lucas (13.722/18), que estabelece a obrigatoriedade da formação em noções básicas de primeiros socorros para todos os funcionários das instituições de Ensino.
Texto por assessoria . Fotos por divulgação . 27 de maio de 2024 . 14:43
Promovida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná, a iniciativa visa disseminar conhecimentos essenciais que podem salvar vidas em situações de emergência.
Os encontros, ministrados pelo Soldado Fabiano Frey do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Iguaçu, já foram realizados em diversas instituições, incluindo os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e as escolas municipais Carlos Gomes, João Lorini, Multi-Educar e também para os motoristas e monitoras do transporte escolar. Estão programados ainda encontros para as Escolas Dona Leopoldina e Rondônia.
Os encontros têm acontecido sempre após o horário de aulas do período vespertino, no próprio ambiente de trabalho, possibilitando a participação de todos os profissionais que atuam nas instituições de ensino (professores, jovens aprendizes, estagiários, cozinheiras, zeladoras, direção e coordenação) sem prejudicar suas atividades diárias, proporcionando uma experiência prática e contextualizada.
Durante os encontros, são abordados temas como procedimentos em caso de engasgo, parada cardiorrespiratória e outras situações de risco. Os participantes têm a oportunidade de praticar técnicas de primeiros socorros em simulações realistas de engasgo de adultos e crianças, utilizando bonecos.
Conforme frisou a Secretária de Educação Verônica Z. Rui “Aacapacitação não apenas cumpre uma exigência legal, mas também proporciona aos profissionais da educação a confiança e o conhecimento necessários para agir de forma eficaz em situações de emergência, pois, ao compreender a importância dos primeiros socorros e saber como agir rapidamente em situações de emergência, os profissionais da educação se tornam agentes fundamentais na promoção da segurança e bem-estar dos alunos.”





























Comentários