Educação e Cultura

MEDIANEIRA

Casa da Memória está alinhada à temática da Semana Nacional de Museus

Em 2023, a 21ª edição da Semana Nacional de Museus traz o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade.

A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

CASA DA MEMÓRIA DE MEDIANEIRA – A Casa da Memória Roberto Antonio Marin apoia e valoriza a Semana. Duas de nossas Exposições vão ao encontro da temática deste ano: “Museus, sustentabilidade e bem-estar”.

A “Ciência na Esfera”, realizada em parceria com a Itaipu Binacional e Ecomuseu, traz uma ferramenta educacional desenvolvida pela Agência Americana de Oceanos e Atmosfera (National Oceanic and Atmospheric Administration – NOAA), com o objetivo de ilustrar o Planeta Terra e seus diferentes fenômenos e processos oceanográficos, atmosféricos, geológicos, ecológicos, entre outros. A ferramenta permite a visualização de forma interativa e global, propiciando ao visitante a sensação de estar observando o planeta a partir do espaço. Atualmente estão disponíveis mais de 500 arquivos para visualização. A Exposição fica em Medianeira até o dia 28 de maio.

Aberta recentemente, a exposição fotográfica “Ecossistemas aquáticos: conhecer para conservar”, também realizada em parceria com o Ecomuseu de Itaipu e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, apresenta 45 trabalhos, que mostram a biodiversidade e as riquezas submersas de rios, lagos, estuários e mares, com o intuito de despertar o espírito conservacionista e reflexões educativas sobre a conservação dos ecossistemas aquáticos no Brasil. A exposição fica na Casa da Memória até o dia 30 de junho.

VISITAÇÃO – A visitação é gratuita, de segunda à sexta-feira das 8h30 às 12h, das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 20h30, e aos sábados e domingos das 15h às 19h. Mais informações pelo telefone 3264-8602 (WhatsApp) ou por email: [email protected].

 

 

Comentários