Educação e Cultura

DIA DE COOPERAR

Cooperativas unidas para promover o bem-estar social

Onde há cooperação há interesse pela comunidade, atitudes simples movem o mundo, com este lema foi realizado no sábado, dia 1º de julho, mais uma edição do “Dia de Cooperar”, envolvendo as cooperativas Lar, Cresol, Frimesa, Lar Credi, Sicoob, Unimed, Uniprime e Sicredi Vanguarda. Evento contou com apoio do Colégio Bertoni e Sistema Fecomércio – Sesc Senac, UTFPR, entre outros parceiros, fortalecendo o propósito de contribuir com a comunidade local

O Dia C é comemorado sempre no primeiro sábado de julho, mas as ações em prol das comunidades, acontecem durante o ano todo, como a recuperação de nascentes, oferta de crédito para os mais variados negócios, serviços de saúde mais acessíveis, cursos e capacitações, entre outras.

O evento realizado na Praça Angelo Darolt promove ações de responsabilidade social, colocando na prática os valores e princípios cooperativistas, por meio do voluntariado. Há dez anos, essa mobilização tem sido realizada em todo o país com o propósito de fortalecer o 7º princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade. Graças ao trabalho voluntário de mais de 100 mil pessoas, mais de 5 milhões de beneficiários já foram impactados positivamente.

Dentre as atividades que envolvem crianças, jovens e adultos, ações lúdicas e educativas. Oficinas de educação financeira, pintura no rosto, entrega de mudas frutíferas com oficinas de cultivo, cuidados da saúde, exposição de artesanatos, ginástica laboral, arrecadação de resíduos, palestras educativas e cursos de Libras, proporcionando momentos de aprendizagem e diversão.

Uma das ações que mais atraiu o público foi a participação da Frimesa na distribuição de 1450 mudas de plantas, incentivando o cultivo de hortas, pomares e um ambiente mais verde e sustentável. Além de recolher cerca de 430 quilos de lixo eletrônico.

A AMESFI (Associação Medianeirense de Surdos e Fissurados), também esteve participando e realizou aulas de Libras, permitindo que mais de 60 pessoas tivessem contato com a linguagem dos sinais, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.

As crianças e adolescentes foram grandes protagonistas deste dia especial. Do Colégio Bertoni, 15 voluntários ajudaram a coordenar atividades de desenho e pintura no rosto, envolvendo mais de 50 crianças em momentos de criatividade e alegria.

O encontro contou com a presença dos presidentes das cooperativas envolvidas: Irineo da Costa Rodrigues da Lar, Elias Zydeck da Frimesa, Roberto Fernandes da Central Sicredi Unicoob, Dr. Marco Aurélio Farinazzo da Unimed Oeste do Paraná, Aldo Dagostim da Sicredi Vanguarda e Adenilson Zanelatto da Cresol Conexão. Juntos, eles fortaleceram o compromisso e engajamento com o desenvolvimento social.

 

Da Redação/Assessoria

Comentários