Educação e Cultura

SENTINELA DOS PAMPAS

CTG de Medianeira vai sediar Rodeio Artístico em junho

Cultura também gera negócios. Hotéis de Medianeira não dispõem mais de vagas para a data

Medianeira vai sediar, nos dias 03 e 04 de junho, uma das etapas classificatórias para o Fepart – Festival Paranaense de Arte e Tradição Gaúcha. Trata-se do 1º Festinela – Festival Sentinela de Arte e Tradição, que está sendo organizado pelo CTG Sentinela dos Pampas e será realizado no Lar Centro de Eventos, com entrada franca.

O Rodeio Artístico possibilita a integração entre diversas entidades tradicionalistas do Paraná, através de competições culturais de música, causos, declamações e danças tradicionais gaúchas. O objetivo é incentivar a formação cultural de crianças, jovens e adultos, por meio de apresentações artísticas, promover de forma sadia, competições entre os CTGs, apresentar ao público a arte gaúcha, sua importância, disciplina e amor pela arte tradicionalista, realizar o resgate do contexto cultural sobre a colonização gaúcha no Estado do Paraná e envolver a comunidade local.

A região oeste do Paraná foi colonizada por famílias gaúchas em meados dos anos de 1950 a 1970 e com elas aprendeu a cultuar a tradição gaúcha por seus costumes, o chimarrão, a culinária, música, dança e principalmente, o respeito e disciplina às condutas familiares e religiosas.

O 1º Festinela é um evento cultural, que também traz resultados positivos para a economia local. Os hotéis de Medianeira já não têm mais vagas para acomodar os visitantes (as delegações ficarão alojadas em escolas e pavilhões de comunidades). Lanchonetes, bares, restaurantes, supermercados e padarias também receberão essa clientela.

A estrutura, que está sendo montada no Lar Centro de Eventos, vai abrigar todas essas apresentações e também terá uma praça de alimentação com lanches e bebidas. Haverá exposição de produtos produzidos em nosso município, bem como artesanato confeccionado por artesãos medianeirenses.

Serão quatro palcos: danças tradicionais, música, declamação e dança de salão e chula. As apresentações ocorrem de forma simultânea em todos os palcos. Também será transmitido ao vivo o palco de danças tradicionais, na página do facebook do CTG Sentinela dos Pampas, mas presença dos medianeirenses fará diferença na torcida.

“Povo que cultua suas tradições, é povo com alma”! Essa é a essência fundamental dos costumes e da tradição gaúcha e o lema do CTG Sentinela dos Pampas.

A comunidade de Medianeira está sendo chamada a se fazer presente ao evento, incentivando a todos os que se apresentarão, representando o CTG Sentinela dos Pampas.

As apresentações iniciarão das 8h30, tanto no sábado como no domingo, e encerram-se quando o último grupo da categoria se apresentar.

Nas redes sociais do CTG estará a ordem de apresentações para que a população possa se programar e acompanhar os horários.

 

Comentários