Educação e Cultura

TURISMO RELIGIOSO

Daine Chibiaqui apresenta obras prontas da Via Sacra

Os painéis fazem parte do projeto “Via Sacra – peregrinação na Rota da Fé”, que envolve o plano de revitalização do Morro da Salete  

“Via Sacra – peregrinação na Rota da Fé”. Um projeto que extrapola a arte e que se consolida como um importante pilar de desenvolvimento do Turismo Religioso em Medianeira. Envolvendo o plano de revitalização do Morro da Salete, em fase de liberação de recursos junto ao Governo do Estado, está integrada a arte de Daine Mari Chibiaqui. A artista plástica está pintando, em azulejo estilo português, as 14 estações da Via Sacra, que serão instaladas em capitéis desde o portal de entrada da escadaria do Morro até o topo.

Desde o início dos trabalhos, em janeiro deste ano, Daine, em parceria com o historiador Sander de Paula, já desenvolveu oito painéis e está iniciando o 9º. As obras foram apresentadas para o COMTURMED – Conselho Municipal de Turismo, moradores do Morro da Salete e imprensa, na segunda-feira (08), no Atelier da artista plástica. “O momento é de gratidão, primeiro a Deus por ter me dado este dom e também aos que me propuseram esse desafio, que é um trabalho muito diferente de tudo que eu costumo fazer. Mas eu fiquei imensamente feliz pelo resultado e de poder proporcionar isso a Medianeira e à Comunidade do Morro da Salete, pois eu consegui colocar alguns elementos do Morro nos painéis, tornando-os ainda mais exclusivos. Estou realizada por ter conseguido fazer este diferencial e é com muita alegria que hoje estamos apresentando parte desta Via Sacra”, destaca Daine Chibiaqui.

A secretária de Desenvolvimento Econômico de Medianeira, Marcia Hanzen, explicou na ocasião que as obras da artista Daine são apenas um dos projetos envolvendo o Morro da Salete, existem outros três. “O primeiro é o projeto de energia solar, que vai dar ao Morro e à escadaria autossuficiência. O segundo é a reforma da escadaria, que está na Secretaria de Estado do Turismo, em Curitiba. Estamos em vias de finalizar o recebimento desse recurso, inclusive com a participação de vereadores e deputados, no sentido de conquistar isso para Medianeira. O terceiro projeto é a instalação dos capitéis, que são as estruturas que vão receber as obras da Daine Chibiaqui, que são o quarto projeto. Então, estamos tentando fazer com que todos se realizem ao mesmo tempo, mas como as fontes de recursos são diferentes, a batalha agora é que a gente consiga conquistar isso e fazer com que funcione da melhor maneira possível”, esclarece.

Além da questão estrutural, há todo o âmbito espiritual a ser trabalhado. “Uma das características do Turismo Religioso e dos monumentos religiosos é que antes de haver a conquista física, tem que haver a conquista espiritual, para que realmente aquele lugar se torne um ambiente de peregrinação. Então, a comunidade do Morro da Salete vai começar a trabalhar junto às duas Paróquias de Medianeira, nós somos 46 comunidades católicas em Medianeira, um processo de sensibilização, de oração e de conquista espiritual dessa obra física, que vai ser colocada naquele lugar”, finaliza Márcia Hanzen.

Comentários