20 de novembro
Dia da Consciência Negra
No dia 20 de novembro comemoramos o Dia da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares que em 1696, aos 40 anos de idade, foi assassinado pelo Capitão Furtado de Mendonça, a mando de Domingos Jorge Velho. Foi decapitado, e sua cabeça levada para Recife, onde ficou exposta em praça pública.
Texto por Professora maria delci da rosa . Fotos por divulgação . 21 de novembro de 2024 . 11:40
A vida deste guerreiro negro representa a resistência e a verdadeira luta contra o preconceito e a discriminação racial, assim como a busca pela igualdade de direitos de negros e negras brasileiros.
Esta data foi escolhida a partir do Movimento Negro, embora organizado a tempos atrás, como um grande movimento das grandes capitais, hoje é representado por todos (as) negros e negras da nossa sociedade, onde quer que estejamos.
É preciso reconhecer na história a luta que ainda hoje perpassa pela nossa sociedade. A luta pela miscigenação não foi o suficiente para clarear a ponte de exterminar com a negritude no Brasil, talvez tenha se passado pelo esquecimento que cultura não se extermina assim com tanta facilidade, como num passe de mágica.
20 de novembro é um dia especial para que se adquira esta consciência do respeito, da dignidade, da necessidade de termos uma sociedade que se possa viver com liberdade, sem medo de ser feliz. Para isso precisamos pensar que estas proposições devem ser a luta de cada dia e não apenas 20 de novembro.
É importante lembrar que a contribuição dos negros e negras no nosso país não se deu apenas por meio do serviço braçal, muitos contribuíram com as primeiras tecnologias na fabricação de ferramentas para facilitar o trabalho, na ciência, na cultura temos a participação de muitos negros (as), que deram sua vida para que o nosso país se tornasse a potência que temos. A maioria deles não tiveram seu reconhecimento, por isso a luta continua, é chamada luta de classes, o enfrentamento da busca por direitos que estão na constituição, mas que na maioria das vezes não são respeitados. Não se duvida que a maior arma de luta contra a indiferença e o preconceito na nossa sociedade é a educação, aí lembramos da frase de Nelson Mandela: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, pela sua origem ou ainda pela sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se as pessoas podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”.
Ter “Consciência Negra” é saber se reconhecer como tal, tornar a vida mais leve e principalmente estar consciente da necessidade das mudanças necessárias para termos uma sociedade igualitária, na qual todos os seres humanos tenham seus direitos respeitados e também saibam cumprir com seus deveres. Persisto, necessitam de valores que se efetivam na educação.]
Comentários