Educação e Cultura

APRENDENDO NA PRÁTICA

Dia de feira na Escola José Lorenzoni

 O projeto é um trabalho pedagógico voltado ao campo e à cidade, com atividades que vão muito além da teoria, dando significado ao aprendizado e envolvendo a comunidade

 A Escola José Lorenzoni, do Bairro Itaipu de Medianeira, através da professora Renata Jeske, está desenvolvendo um projeto muito interessante na disciplina de Geografia, envolvendo os alunos dos 4º anos A e C. A feira na escola é uma das etapas do trabalho que engloba atividades práticas, teóricas e visitas técnicas. Dentre os vários conteúdos previstos, o tema “Campo e Cidade” é um deles, sendo de maior interesse e curiosidade dos alunos.

As atividades foram organizadas em momentos diferentes, trabalho pedagógico em sala de aula com livros, cartilhas e materiais de apoio, além de planejar ações para que os alunos compreendessem e identificassem as principais características do campo e da cidade, a interdependência destes espaços, a produção da agricultura familiar, os espaços de circulação destes produtos, o abastecimento da merenda escolar por estes produtores e a importância desta produção, circulação e consumo na economia do município.

Fora da sala de aula, uma das atividades realizadas foi a visita técnica em uma propriedade da agricultura familiar, o Sítio Chaves Hortaliças, na Vila Rural do município, e na Feira do Produtor Rural de Medianeira. Segundo a professora Renata Jeske, buscando deixar o estudo mais prazeroso e dar mais sentido ao que os alunos estavam aprendendo em sala, surgiu a ideia de realizar uma feira na escola, com a venda de produtos da agricultura familiar. O principal objetivo foi integrar campo e cidade e divulgar à comunidade escolar alguns produtos da agricultura familiar.

A primeira Feira na Escola aconteceu no último sábado (10), um evento aberto à comunidade, que ofereceu produtos fresquinhos através da parceria com empresas da agricultura familiar do município. Um trabalho pedagógico sem fins lucrativos. Os alunos participaram ativamente na comercialização dos produtos, em parceria com as empresas Alimentos Tere (Toniazzo) e Sítio Chaves Horticultura, que expuseram uma grande variedade de produtos.

A professora Renata Jeske comentou sobre o evento: “A feira foi planejada e organizada com muito carinho juntamente com os alunos, todos os detalhes tiveram um toque especial, desde a divisão das funções até a confecção de sacolas ecológicas para utilizar no dia. E tudo foi possível graças aos nossos parceiros que aceitaram este desafio, de trazer seus produtos para nós vendermos na escola e as famílias que vieram conhecer e adquirir os alimentos. Foi uma tarde de muito envolvimento e alegria de todos que participaram. Agradeço imensamente a participação da comunidade escolar, direção e coordenação da escola, o apoio da Secretaria Municipal de Educação e a parceria dos produtores e fornecedores dos produtos. Foi um sucesso!”.

O parceiro da Feira na Escola, Jerônimo Chaves, do Sítio Chaves Horticultura falou da satisfação de participar do evento. “Foi um prazer para nós participarmos da feira e receber os alunos aqui na nossa horta. Lembro que quando criança tínhamos hortas nas escolas e uma vez por semana nós íamos lá para cuidar, isso marcou minha infância e essa é a experiência que desejamos passar para eles”, comentou.

Os alunos também descrevam sobre sua experiência. “Foi impressionante, pois eu vendi alimentos, produtos direto do campo. O mais interessante foi acompanhar o processo de produção e depois vender. E também me senti responsável e importante pois trabalhei no caixa”, afirmou Davi Luiz Jeske, do 4º ano A. Alexandre Brunhago Hemielevski, do 4º ano Csalientou que: “Quando cheguei fiquei incrédulo com a beleza da feira, vendemos itens como geléia de figo, brócolis e outros itens. Tivemos uma boa feira”. Já a estudante Camily Larissa Fantinel Benevides, 4º ano C falou sobre a experiência incrível. “Poder participar desse projeto é uma oportunidade muito grande. Essa feira fez nosso aprendizado melhorar muito e nos ajudou a conhecer a agricultura familiar da nossa cidade”.

A ideia é inscrever o projeto no Programa Agrinho do SENAR/FAEP, que este ano traz o tema: “Do campo à cidade colhendo oportunidades”. O conteúdo trabalhado é uma experiência pedagógica, onde os alunos participarão escrevendo uma redação que irá concorrer a prêmios em nível estadual, abrangendo o desenvolvimento de ações, ideias e projetos que viabilizem soluções sustentáveis para o agronegócio e a união da criatividade dos estudantes e professores, com seus conhecimentos acadêmicos e recursos tecnológicos. 

Comentários