Educação e Cultura

espetáculo

Medianeira é a capital nacional da ópera esta semana

De quinta a domingo (16 a 19/05), a cidade recebe o primeiro Bravíssimo Festival de Ópera com apresentações, masterclasses e audições públicas.

Óperas de Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini, Claude Debussy e Gaetano Donizetti serão interpretadas por diferentes grupos brasileiros na primeira edição do  Bravíssimo Festival de Ópera (confira a programação abaixo). Com realização da ONG Unicultura, dentro do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura –  PROFICE – do Governo do Estado do Paraná, o evento acontece de 16 a 19 de maio, no CPC Arandurá, na cidade de Medianeira. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na plataforma https://www.sympla.com.br/ e no CPC.

Segundo o idealizador do festival e diretor da Unicultura, Ricardo Trento, o evento proporcionará aos cantores líricos visibilidade e notoriedade fora dos grandes centros urbanos. “As cidades de menor porte têm pouca programação neste segmento musical e o Festival de Ópera de Medianeira foi pensado justamente para ampliar a formação de plateia em municípios”, lembra Trento.

Sobre o Festival – Além das apresentações operísticas, o Bravíssimo Festival de Ópera realizará masterclass de canto lírico com a Mestre pela Royal Northern College of Music, Denise Sartori; masterclass de formação de plateia em ópera com a professora Liana Justus. Também será realizada uma audição pública com o público infanto-juvenil para descobrir talentos em canto lírico na região Oeste do Paraná.

Entre as ações de contrapartida social do festival, destaque para as oficinas formativas de música clássica instrumental para professores e estudantes da rede pública e privada de ensino da cidade de Medianeira e região.

Apoios – São apoiadores do Festival, a Prefeitura Municipal de Medianeira, Copel, Frimesa, Guarani Musical, Rádio Independência e Publicar painéis.

SERVIÇO:

Bravíssimo Festival de Ópera

Data: 16 a 19 de maio de 2024

Horários: Quinta a domingo: 20h 

Domingo: 19h

Local: CPC Arandurá

Endereço: Av. Brasil, 899 -1029 – Centro

Capacidade: 400 pessoas

PROGRAMAÇÃO

16/05 – Quinta-feira / La Traviata

Autor:   Giuseppe Verdi

SINOPSE: A ópera de Giuseppe Verdi é uma trágica história de amor ambientada na sociedade parisiense do século XIX. Violetta Valéry, uma cortesã sofisticada e encantadora, se apaixona pelo jovem nobre Alfredo Germont. No entanto, o amor deles enfrenta desafios sociais e familiares, especialmente quando o pai de Alfredo intervém, forçando Violetta a tomar uma decisão dolorosa entre seu amor e seu senso de dever.

Ficha Técnica:

Soprana: Ornella de Luca (Violetta)

Tenor: Renato Cordeiro (Alfredo)

Barítono: Douglas Hahn (Giorgio Germont)

Piano: Matheus Alborghetti

Regente do coro: Cleci Luft

 

17/05  – Sexta-feira / La Bohème

Autor:   Giacomo Puccini

SINOPSE: La Bohème é uma ópera em quatro atos de Giacomo Puccini, com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, baseado no romance de Henri Murger, intitulado “Cenas da vida da Boemia”, que conta a história da vida parisiense (ao mesmo tempo alegre e difícil), de artistas no início do século XIX. A peça musical retrata a vida de quatro jovens artistas e boêmios, para quem a falta de dinheiro é compensada com a abundância de ambições, sonhos e paixões, destacando-se a amizade.

Ficha Técnica:

Direção artística: Oksana Paludzyszyn Meister 

Direção musical e Regência: Roberto Ramos

Soprana: Ornella De Lucca (Musetta)

Soprana: Masami (Mimi)

Tenor: Vitorio Scarpi (Rodolfo)

Barítono: Douglas Hahn (Marcello)

Maestro e Direção Musical: Roberto Ramos

Pianista: Matheus Alborghetti

Violino I: Morgana Schwedler       

Violino II: Oksana Paludzyszyn Meister       

Viola: Anadgesda Guerra

Violoncelo: Maria Montano

18/05 – Sábado / Óperas Francesas – E Cantata O Filho Pródigo

Autor:   Claude Debussy

Sinopse: Apresentações divididas em duas partes, a primeira parte com apresentação de seleção de Árias, Duos e Coros de Óperas, como Carmen, de Bizet, e Faust, de C. Gounod.  Na segunda, a encenação da Cantata Sacra “L’enfant Prodigue” (O Filho Pródigo) do compositor francês Claude Debussy, ao piano, solistas e ballet.

Ficha Técnica:

GRUPO: COOPERARTE – Cooperativa de Arte e Cultura do Sudoeste do PR

Direção Artística: Fernando de Carli 

Direção musical e Regência: Guilherme do Amaral          

Tenor: Etcheverry Santi Rebelatto

Barítono: Fernando de Carli

Soprano: Kalinka Damiani

Pianista: Guilherme F. Amaral

Produtor: Roniedson Rebelatto

Bailarino e coreógrafo: Alex Perusso

Bailarino: Michel da Costa

Bailarina: Franciele F. da Rosa

Bailarina: Ana Cristina Kieling

Comentários