Educação e Cultura

DIA DE ÓPERA

Medianeira tem espetáculos gratuitos na sexta-feira (16) CPC Arandurá

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

O tenor Renato Cordeiro e o pianista Jeferson Mello apresentam-se em Medianeira, no CPC Arandurá, na sexta-feira (16). Gratuito, o recital de canto lírico reúne no palco os dois músicos, recém chegados da Europa, com a mezzo soprano Sabrina Brisch e com a soprano Renata Bueno. O programa vai de uma ária da ópera “La Bohème”, de Giacomo Puccini, à composição do pianista Carlos Santoro para o poema “Acalanto da Rosa”, de Vinicius de Moraes.

O show principal começa às 20h30, mas haverá apresentações também às 10h e às 15h. As três apresentações têm entrada franca e são abertas ao público, sendo realizadas em horários diferentes para que escolas da região possam ir ao CPC Arandurá de dia, para ter contato com a música erudita. Durante os concertos, Liana Justus, especialista em História da Música, vai explicando ao público quem é cada compositor e a importância da música que vai ser tocada. O show faz parte da série de concertos Bravíssimo, organizada pela Unicultura em Medianeira desde o início do ano em parceria com a Prefeitura Municipal de Medianeira por meio do Departamento de Cultura da cidade.

O tenor Renato Cordeiro e o pianista Jeferson Mello começaram suas carreiras em Curitiba, mudando-se depois para a Europa, a fim de aprimorar seus estudos e agora retornam ao país com o espetáculo que prepararam para o Teatro de Portimão, em Portugal. Antes de chegar a Medianeira, apresentaram o recital de canto lírico em Curitiba, na tradicional Capela Santa Maria. A intenção deles é trazer ao Oeste do paraná a inspiração da rica cena cultural portuguesa.

Renato Cordeiro concluiu seu mestrado em Canto Lírico no Conservatório Trinity Laban de Música e Dança, em Londres, sendo orientado pela mezzo-soprano Ameral Gunson e pela pianista Helen Yorke. O pianista Jeferson Mello fez seu mestrado em Acompanhamento na Itália, nos conservatórios de Adria e Vicenza, quando estudou com nomes do quilate de Livio Cade, Federica Righini e Riccardo Zadra.

DA EUROPA PARA O OESTE DO PARANÁ – Radicados na Europa, os músicos Renato Cordeiro e Jeferson Mello se encontraram em Portugal, no mês de junho, para preparar a turnê que os traria de volta ao estado do Paraná, na terra natal, para concertos na capital, Curitiba, e em Medianeira – uma cidade do tamanho de Portimão, em Portugal, mas que só agora ganhou seu primeiro piano de cauda graças a empresas da região e à Unicultura.

No início do ano, em parceria com a Frimesa, por meio de lei federal de incentivo à cultura, a Unicultura adquiriu um piano de cauda Samick NSG 228, para uso da cidade, que tem o tamanho de um carro e  pesa 415 quilos. Importado da Coreia do Sul, a chegada do primeiro instrumento deste tipo no município marca a entrada de Medianeira no circuito da música erudita no Paraná.

“São poucas as cidades do Brasil que possuem um piano com essa qualidade. No Paraná, com 399 municípios, dá para contar nos dedos das mãos as cidades que têm esse instrumento. Medianeira agora está entre as grandes cidades do Estado”, ressalta Ricardo Trento, diretor da Unicultura. Após esse empurrão, a série de concertos voltados à formação de plateia, com palestras para quem deseja aprender mais sobre música erudita, ganharam o patrocínio, além da Frimesa, da Lar Agroindustrial, Fertipar, e apoio da Publicar Painéis e da Rede Costa Oeste. Os shows são gratuitos graças a esses incentivadores  e os ingressos podem ser retirados antecipadamente na bilheteria do local.

PARA ENTENDER ÓPERA – E para quem está empolgado com o mundo da música erudita, na sexta-feira, das 18h30 às 20h, no CPC Arandurá, logo antes do show principal, Liana Justus faz uma palestra-show de introdução à Ópera. A atividade também é gratuita, sendo realizada com o objetivo de dar às pessoas o conhecimento necessário para desfrutar ao máximo a noite de canto lírico trazida pela Unicultura ao município de Medianeira.

SERVIÇO:

Concertos Bravíssimo! apresentam Recital de Voz e Piano

Sexta-feira, dia 16 de agosto, às 10h, às 15h e às 20h30 no CPC Arandurá,

Palestra-Show gratuita de introdução à Ópera, com Liana Justus

Sexta-feira, dia 16 de agosto, às 18h30 no CPC Arandurá .

Entrada gratuita (retirar os ingressos no CPC Arandurá, na avenida Brasil, 1677 – de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30).

Escolas e grupos podem agendar direto no CPC Arandurá, pelo telefone (45) 3264-8674.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA POR EDITORIA

Comentários