Educação e Cultura

CULTURA

Sesc Medianeira recebe Sonora Brasil e traz a mulher como protagonista

Sonora Brasil, maior projeto de circulação musical do país, traz ao Paraná a música da mulher brasileira

O Projeto Sonora Brasil chega a 22ª edição e traz ao Sesc Medianeira as Líricas Femininas: a presença da mulher na música brasileira. A primeira apresentação em Medianeira será no dia 3 de setembro, a partir das 20h. Nesta edição, a mulher, que por muito tempo foi pouco reconhecida no cenário musical do país, é protagonista.

Três grupos apresentam-se em Medianeira e nas cidades de Apucarana e Curitiba, apresentando em obras de compositoras e letristas femininas as Líricas Históricas – apresentando as diversas fases da música brasileira –, as Transcendentes – a música como meio de comunicação com divindades –, e as Negras – mostrando elementos estéticos da cultura africana e vozes de resistência.

Líricas Negras:

Apresenta repertório de músicas relacionadas às tradições religiosas de matriz africana e obras que remetem aos elementos estéticos da cultura africana, somando vozes de resistência a elementos persuasivos. Mas também traz obras de compositoras negras que exploraram outras abordagens, em contextos que se relacionam com a música de concerto e com a música popular.

Integrantes: Georgia Camara (RJ), Vanessa Melo (BA), Rosa Reis (MA) e Negravat (SP).

Líricas Transcendentes:

Trata de repertório relacionado às tradições musicais do meio rural e de composições inspiradas neste universo, considerando o uso da música como meio de comunicação com as divindades, sempre enfatizando o protagonismo da mulher neste contexto, seja como intérprete, seja como tema da obra. Nesta abordagem, a espiritualidade se sobrepõe à técnica e à estética, fazendo valer o aspecto transcendente da obra.

Integrantes: Déa Trancoso (MG), Ceumar (MG) e Cátia de França (PB).

Líricas Históricas:

Com uma abordagem cronológica, apresentará repertório que traz à luz a obra e a história de compositoras representantes de várias fases da música brasileira, especialmente a de concerto, muitas delas sem reconhecimento público, apesar de uma produção relevante.

Integrantes: Gabriela Geluda (RJ), Anastácia Rodrigues (PE), Priscilla Ermel (SP) e Vanja Ferreira (RJ).

Comentários