Educação e Cultura

inovação

Terceira edição do PITACO premia projetos acadêmicos de empreendedorismo

Esta edição reuniu em torno de 200 participantes, sendo estudantes de cursos de Graduação da UTFPR e do Ensino Médio do Colégio Estadual João Manoel Mondrone, bem como alguns empresários, servidores públicos, autônomos e representantes institucionais

Na segunda-feira (27), o Parque Científico e Tecnológico da UTFPR – CIENTECH Oeste sediou a terceira edição do “PITACO: Pitch, Café e Conhecimento”, organizado pelo Parque e pela Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias do Campus Medianeira da UTFPR, com o apoio do Parque Tecnológico Itaipu – PTI, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, Iguassu Valley Medianeira, BigLabs – Big Metal Móveis, Silicon Village, SICREDI Vanguarda e ACIME.

Durante o evento, houve a apresentação de 13 projetos, desenvolvidos por acadêmicos das disciplinas de Empreendedorismo dos diversos cursos de Graduação do campus e Gestão da Inovação e Tecnologia, além da participação das Empresas Juniores dos cursos de Engenharia de Alimentos, Ambiental, Elétrica e de Produção e projetos já incubados na SprinT – Incubadora da UTFPR.

Após análise e avaliação por profissionais/empreendedores da região, os três melhores projetos foram premiados com o troféu “Aluno Empreendedor”: 1º. Projeto SolarMatch, autoria de Lucas Eduardo Brochi; Diego Petermann e Vinícius Martins; 2º. Projeto Teamseek, autoria de Lucca Nascimento Vedovato, Thales Siqueira, Ítalo Pizzini Schiavon e Lucas Torres; e 3º. Projeto Roça Express, autoria de Felipe Bueno.

Além do troféu, os novos empreendedores foram premiados com bolsas de apoio ao desenvolvimento dos projetos junto à SprinT, bem como concedida a participação gratuita no programa Acelera.Fusion do SEBRAE.

Na ocasião, Gabriel Caus, especialista em estratégia e inovação, palestrou sobre o tema “Da ideia a nota fiscal”, narrando o processo da transformação de uma ideia inovadora que pode ser levada ao mercado com a ajuda de um bom processo de mentoria, incubação e, é claro, muita vontade de vencer.

O diretor do Cientech, Professor Fernando Schütz, destacou: “É um evento de grande importância devido à sua potencialidade para a cultura empreendedora, podendo reunir, num ambiente de imersão tecnológica, todas as hélices do ecossistema regional de inovação. A participação de alunos do ensino médio que passaram a ter o Empreendedorismo em seu currículo também é de suma importância, pois puderam conhecer a melhor oportunidade de permanecer em Medianeira, estudando em um dos campus da UTFPR no Oeste e, posteriormente, atuando em projetos tecnológicos ou ainda abrindo sua empresa. Ademais, os três projetos premiados têm um grande potencial para incubação, devido às bolsas que podem auxiliar os empreendedores a se manterem durante o processo de viabilização de suas ideias, fazendo com que o ecossistema de inovação seja retroalimentado, e a transformação de tecnologia ocorra de forma concreta na cidade de Medianeira””, finaliza.

 

 

Comentários