Educação e Cultura

MEDIANEIRA

Unidos contra a dengue! Aedes aegypti, o que será?

Durante a semana de 26 a 30 de abril os CMEIs Rose Mary Pelissari e Moacir Micheletto mobilizaram seus alunos para o combate ao mosquito Aedes Aegypti. As atividades planejadas pelas professoras primaram pela conscientização dos cuidados com o meio ambiente e o combate quanto a proliferação do mosquito. As crianças aprenderam que apesar de ser um mosquito pequeno, ele é capaz de transmitir diversas doenças, entre elas: dengue, Zika, Febre amarela e Chikungunya.

Dentre os conteúdos escolares trabalhados na educação infantil para abordar esse tema, foram elencados: os seres vivos, características básicas dos animais, doenças, transmissão e formas de prevenção, coleta seletiva de resíduos sólidos e preservação do meio ambiente. 

Após explanação dos conteúdos em sala, os alunos do Jardim do CMEI Rose Mary Pelissari saíram à procura de objetos espalhados pelo CMEI, organizados pela professora para simular a importância dos cuidados com o meio ambiente e a prevenção da proliferação do mosquito, evitando o armazenamento de água e consequente foco. No CMEI Moacir Micheletto, após conversa e explicação sobre o assunto as crianças realizaram a representação do mosquito, utilizando técnicas de pintura e ênfase nas características do inseto.

Ambos os CMEIs usaram como base para as aulas o jornal educativo “Operação fora Mosquito Aedes aegypti”, distribuído pelas Secretarias de Saúde e Educação.  Após o término do trabalho, as crianças puderam levar o jornal para casa, mostrando aos familiares o que foi aprendido em relação à Dengue.

Comentários