Educação e Cultura

EXPOSIÇÃO

UTFPR e Casa de Memória celebram parceria histórica

 Na última quinta-feira (18), a Casa da Memória Roberto Antonio Marin, através da Secretaria Municipal de Educação, e a UTFPR Campus Medianeira firmaram um Acordo de Cooperação Técnica, para a produção de materiais para a Exposição Histórica, que está sendo preparada em alusão ao aniversário de emancipação político-administrativa de Medianeira, em julho.

O ato contou com a presença de representantes da Universidade: professor Claudio Leones Bazzi, diretor-geral do Campus Medianeira; professor Fernando Schutz, diretor de Relações Empresariais e Comunitárias; professor Me. Alex Lemes Guedes, do Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica; Victor Augusto Bertin Borges, Técnico de Laboratório do Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica; representando a Secretaria de Educação, Vilma Helena Bellaver, Coordenadora Núcleo Tecnológico Educacional; e representando a Casa da Memória, a coordenadora de Gestão Documental e Memória da Casa da Memória, Ana Cláudia Valério, e a historiadora Franciele Aparecida de Araujo.

O acordo visa a produção de materiais, envolvendo o Projeto de Robótica Educacional do município e o conhecimento técnico dos servidores da Universidade. “Tudo voltado a surpreender os visitantes da Exposição Histórica, que será aberta em julho”, salienta a coordenadora de Gestão Documental e Memória da Casa da Memória, Ana Cláudia Valério. Segundo ela, parcerias como estas servem para, além de estreitar as relações entre poder público, Universidade e comunidade, possibilitar a realização de projetos inovadores, que sem o acordo não seriam possíveis. “Desde que começamos a conversa com a Universidade percebemos o quão importante é este relacionamento e como ele pode gerar resultados positivos para ambas as partes, além da possibilidade de colocar em prática o que planejamos para a Exposição”.

O diretor-geral da UTFPR – Campus Medianeira, Claudio Leones Bazzi, destaca a importância da Casa da Memória para o contexto cultural e histórico do município, “bem como a participação da Universidade no processo de constituição do acervo, produção dos materiais, que além de significativas para as gerações anteriores, sustentaram o desenvolvimento e a história do município”.

 

O diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do campus Medianeira da UTFPR, Fernando Schutz, complementa afirmando que: “a UTFPR como uma Instituição de Ensino Superior que trabalha, além do Ensino e da Pesquisa, também a Extensão, é de grande importância essa parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Casa da Memória de Medianeira, devido à questão de poder inserir alunos e professores em um projeto que vai servir à comunidade medianeirense. Valorizamos muito essa questão da cultura e da memória de Medianeira sendo trazida à tona, para que nossos munícipes possam acompanhar toda a história desse belo município do Oeste do Paraná”, finaliza.

 

Comentários