Especial

RECONHECIMENTO

Clube Soroptimista Medianeira condecora mulheres voluntárias

Três mulheres medianeirenses receberam homenagem pela determinação, bondade e olhar para o próximo. Cada uma a seu jeito e inspiração se dedicaram por muito tempo em ações de voluntariado e continuam

O Clube Soroptimista Internacional Medianeira realizou, na noite de 15 de março, uma linda festa na sede da AMESFI. O objetivo foi prestar homenagem a três excepcionais mulheres medianeirenses: Zélia Dalmolin Rosso, Terezinha Buss Selinke e Ani Alice Scheuer Lunkes. O encontro contou com a presença das integrantes do Clube amigos, familiares e convidados.

A mesa de honra foi formada pela presidente gestão 2022-2024 Roseli Terezinha Appio, presidente eleita Lourdes Brunhera Bogoni, past presidente Mafalda Pavei Lamin, representante da Região Brasil Sandra Regina Simonatto e presidente da Associação Medianeirense de Surdos (AMESFI), Sirlei Bitencourt Pinheiro Brod. Após invocação a Deus, e entonação do Hino Nacional, o momento tão aguardado da noite, a distinção às homenageadas.

ZÉLIA DALMOLIN ROSSO – Casada com Valdemar Rosso, mãe de Solange, Emerson, Eliane e Evandro, avó de cinco netos, Zélia foi distinguida em reconhecimento pela sua dedicação humana e solidária a comunidade, colocando a vida cristã em prática na dedicação como zeladora e coordenadora de capelinhas decorando-as. É responsável por cuidar e confeccionar toalhas do altar da Igreja Matriz N. Sra. Medianeira, coordenadora de grupo de família e do Apostolado de Oração. Também juntamente com a Irmã Carmita, coordenadora do grupo de Missionários Leigos de Deus Uno e Trino das Irmãs Servas do Espírito Santo por 30 anos. Ministra da Eucaristia, entre outras tantas ações na comunidade.

TERESINHA BUSS SELINKE – Homenageada pela sua dedicação à cultura compartilhada com a comunidade. Ela chegou a Medianeira em 1950 no início da colonização, terceira filha de uma família de onze irmãos. Iniciou aqui os estudos, depois foi a Curitiba e Joinville, formou-se em Matemática e Física. Ao se casar com o professor Alberto Selinke voltou a Medianeira e o casal passou a lecionar no Colégio João Manoel Mondrone e em outras instituições de ensino até se aposentar. Mãe de três filhos Fábio, Cau e Marcos e avó de seis netos. Atuou na coordenação de liturgia na Igreja Matriz e criou um espaço numa casa que morou por anos, denominado de Casa da Memória, onde figurou em réplica, em cada cômodo, a história da família, ilustrando com presépios de vários países – à disposição da comunidade para visitação. É membro da Academia de Letras do Oeste do Paraná (ALOP) e já publicou um livro com narrativas de sua infância.

ANI ALICE SCHEUER LUNKES – reconhecida pela sua dedicação humana e solidária de ajudar o próximo, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Veio com o marido, Seno Cláudio Lunkes, de Cerro Largo (RS) para Missal, mais tarde fixaram residência em Medianeira (intercalando com Curitiba por Seno presidir Central Sicredi Paraná), mãe de quatro filhas Luciane, Claudia, Anita e Cibele, avó de cinco netos. Ela sempre estendeu seus préstimos aos necessitados, foi parteira, enfermeira e farmacêutica pondo em prática os saberes adquiridos no decorrer da vida. E foi empreendedora conduzindo a empresa Cláudia Flores e a primeira loja de O Boticário de Medianeira. Seu perfil de dedicação comunitária é de participar e fazer. Por inúmeras vezes foi para cozinha em festas da Igreja Matriz, Seminário e outras. A sua sensibilidade continua para os que vivem no Lar dos Idosos. Faz conservas, bolachas, doces, geleias para eles e para outros que necessitam. Pessoa simples de um coração imensurável.

Após as distinções, foi servido um delicioso coquetel preparado por Royal Casa das Massas. A noite especial foi presidida por Roseli Terezinha Appio, cerimonial de Sueli Simoni (que foi surpreendida com parabéns pela passagem de 49 anos de casamento com o empresário Plínio) e envolvimento de todas as integrantes do SI Medianeira – entidade vinculada ao Soroptimist International que reúne mulheres profissionais em busca da promoção de meninas e mulheres.

APOIO – O evento teve o apoio da Clínica Volpato – Cirurgia Plástica, Varizes e Dermatologia; Espaço 3 Imobiliária e Incorporadora; Cresol Cooperativa de Crédito, J.A. Arquitetura e Construção; KNN Idiomas – Inglês, Espanhol, Italiano e Francês; Organizações Simoni e AMESFI.

Comentários