Especial

1987

Inaugurado um dos principais cartões postais de Medianeira

No dia 15 de novembro de 1987, integrando a programação do III Rodeio Interestadual, foi inaugurada a “cuia”, símbolo do CTG Sentinela dos Pampas e da tradição gaúcha, às margens da BR 277, em frente à sede do CTG em Medianeira. Confira a reportagem da época

III RODEIO INTERESTADUAL, AS TRADIÇÕES ACIMA DE TUDO

Resgatar suas tradições, relembrar seus heróis, suas lutas, seus momentos mais felizes vividos lá nos pagos do Sul, onde os campos são verdes e a relva é macia para o gado, gado esse que fornece aquele suculento churrasco, saboreado ao redor da fogueira ao som de uma gata chorosa, barbaridade. E como o povo gaúcho não esquece fácil, suas tradições, foi fundado em 1980 o Centro de Tradições Gaúchas Sentinela dos Pampas, aqui em Medianeira, para que os colonizadores do oeste do Paraná, vindos principalmente do Rio Grande do Sul e que aqui fixaram residência, pudessem cultuar suas tradições.

De lá para cá foram dezoito anos, onde neste tempo eles realizaram as mais diversas programações ligadas à cultura do Rio Grande do Sul.

Nos dias 13, 14 e 15 de novembro, o CTG Sentinela dos Pampas realizou o III Rodeio Interestadual, numa programação das mais gauchescas possíveis. No dia 13 de novembro a programação se resumiu à chegada dos elementos vindos das mais diversas cidades da região, sendo que participaram o CTG Charrua de Foz do Iguaçu, o CTG Querência Amada de São Miguel do Iguaçu, o CTG Querência de Céu Azul, o CTG Querência Nova de Matelândia e os CTGs Querência das Tradições e Rancho da Amizade (ambos de Toledo). Gaúchos de outros estados também vieram prestigiar. Sendo que na medida em que eles chegavam, recebiam as boas vindas do pessoal da casa.

No dia 14, sábado, às 6hs tivemos a Alvorada Festiva, seguindo hasteamento dos pavilhões e início do concurso de laço. Meio dia foi servido almoço festivo com churrasco, na parte da tarde tivemos a continuação do concurso de laço e rédeas e no final da tarde o arreamento dos pavilhões. Ainda na programação do dia 14 um grande fandango abrilhantado pelo Conjunto “Os Piás”, de Santa Maria – RS, que também abrilhantaram as solenidades de inauguração do CTG Sentinela dos Pampas.

O dia 15 foi marcado principalmente pela inauguração do “Cuião”, como foi carinhosamente apelidado o monumento erguido defronte ao CTG Sentinela dos Pampas e que representa o maior símbolo das tradições gaúchas preservada até hoje. A cuia, ou Cuião, tem dimensões avantajadas, medindo cerca de 4 metros de diâmetro e quase cinco metros de altura, incluindo a bomba, toda confeccionada em metal prateado e dourado. Realmente, algo de uma beleza incomum. A benção da cuia foi feita pelo ministro da Igreja, Luiz Teló, pois na ocasião todos os padres de Medianeira estavam em um congresso em Foz do Iguaçu.

Na parte da tarde as finais de Tiro de laço, Adulto e Mirim deram um brilho todo especial às atividades campeiras. Realizadas provas de concurso de rédeas também adulto e mirim. As gineteadas foram só apresentadas, não concorrendo a nenhum prêmio, mas os três participantes, deram um show de destreza e arte.

Ainda na parte da tarde foi realizado concurso de invernada artística, com Canção Gauchesca, Poesia, Gaita Ponto, Gaita Piano, Trova, Chula e Malambo. Na classificação final ficou em poesia: primeiro lugar CTG Querência das Tradições de Toledo e em segundo CTG Querência Amada de São Miguel do Iguaçu. Em Canção Gauchesca primeiro lugar para Edson Carolo do CTG Querência das Tradições de Toledo e em segundo, Valdomiro Garcia do CTG Rancho da Amizade de Toledo. Na Gaita Ponto e Gaita Piano os resultados se repetiram que ficou em primeiro Ernesto Balavares do CTG Querência das Tradições de Toledo e em segundo Olavo Santin do CTG Querência de Céu Azul da cidade de Céu Azul.

No concurso de trovas o primeiro e segundo lugares coube ao CTG Querência das Tradições de Toledo. Na Chula Adulta os dois primeiros lugares ficaram com o CTG Charrua de Foz do Iguaçu, e na Chula Mirim venceu Edson Padilha de Céu Azul. E finalmente no Malambo Foz do Iguaçu dominou, alcançando os três lugares, ficando Mauro, Fernando e Juarez, primeiro segundo e terceiro respectivamente.

Nas Provas Campestres a Classificação final ficou assim descrita: Rédea Adulto, primeiro lugar Nelso do CTG Querência de Céu Azul e em segundo Carlos da Silva também de Céu Azul. Rédea Mirim, o único destaque para Medianeira, com Salésio Vieira Bif em primeiro e Alceu Feslinger de São Miguel do Iguaçu em segundo. Quinteto de Laço Adulto, em primeiro lugar o CTG Querência Amada de São Miguel do Iguaçu o CTG Charrua de Foz do Iguaçu.

Tiro de Laço dupla adulto Cézar Lankos e José de Andrade de Foz do Iguaçu, em primeiro e Raimundo Araújo e Neguinho Araújo de São Miguel do Iguaçu. Tiro de Laço Patrões Campeiros, em primeiro Leopoldo Feslinger de São Miguel e Auri Azeredo do CTG Querência Nova de Matelândia. Tiro de laço Mirim, campeão Davilson de Lima de São Miguel do Iguaçu e finalmente o tiro de laço individual Mirim, ficando o título para Davilson de Lima de São Miguel do Iguaçu.

Medianeira como anfitriã, não competiu na modalidade cultural fazendo só apresentações.        

Foi uma festa muito bonita que orgulha não só Medianeira, como o Sul do Brasil.

NOTÍCIAS DE DESTAQUE DO JORNAL MENSAGEIRO EM 1987

  • Cotrefal hoje se coloca entre as dez maiores empresas do Paraná
  • Governador inaugura estrada e subprefeitura
  • Alcindo, de Flor da Serra para a América do Sul
  • Assembleia aprova os destinos da Sudcoop
  • V Feleite de Matelândia
  • III Festa do Dourado à Grelha
  • A força de São Miguel do Iguaçu exposta na IV Feanimais
  • IV Expomed, a bandeira do otimismo (de 22 a 26 de julho)
  • PR 495 põe fim ao isolamento de Missal
  • Justiça não abrirá a Estrada do Colono
  • Carmelitas descalças de Céu Azul fabricam hóstias
  • Iniciada a construção da Escola Técnica Federal
  • Ferrovia – uma conquista ao Paraná
  • Lançada Pedra fundamental da Igreja Evangélica da Confissão Luterana do Brasil
  • Medianeira ganha usina de lixo
  • Exposição em Céu Azul – de 06 a 12 de outubro a III EXPOCA
  • Sequestro acaba em morte do empresário Wadis
  • Inaugurada sede da Assercoop
  • Aulas no CEFET iniciam em março
  • Parecer favorável a reabertura da Estrada do Colono
  • Medianeira Sentinela dos Pampas (REPORTAGEM EM DESTAQUE)
  • No 10º aniversário, a Sudcoop avança rumo a diversificação
Capa da edição de 20 de novembro de 1987, do Jornal Mensageiro, destacando a inauguração da “famosa” cuia do CTG Sentinela dos Pampas

Comentários