Especial

DESAFIOS

Investimentos estratégicos e compromissos marcam o ano de 2023 da Lar Cooperativa

A Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Lar Cooperativa Agroindustrial, realizada no último dia (26), revelou um cenário de transformação e resiliência. O ano de 2023 foi caracterizado por uma série de obstáculos, desde a pressão dos preços até a instabilidade política e jurídica. Contudo, a Lar não apenas se manteve firme, mas prosperou, expandindo seus horizontes e redefinindo alguns padrões. “Operamos com maiores volumes de produção, produtos elaborados e insumos, mas a deflação dos preços não traduziu esse maior volume em grandeza de valores financeiros, nos permitindo crescer sobre o ano anterior apenas 3,5%, onde obtivemos uma receita líquida de R$ 21.795.687.480,57 enquanto em 2022 foi de R$ 21.068.814.631,29 com margem líquida de 2,6%, enquanto em 2022 foi de 3,4%. Preços menores na área de carnes foram a causa da perda de margens. Um ano tão desafiador nos levou a examinar todas as cadeias produtivas, em todos os seus elos, na busca de maior eficácia, que somados a investimentos em toda estrutura física, nos proporcionou operar com volumes maiores de produção recebida, industrialização e comercialização”, relatou o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues.

Embora os números financeiros não tenham refletido um crescimento explosivo, com uma modesta ascensão de 3,5% na receita líquida, a Cooperativa demonstrou sua capacidade de adaptação e inovação, não recuando diante dos desafios, mas sim, investindo em sua infraestrutura e recursos humanos.

Do Paraná ao Mato Grosso do Sul, foram realizadas ampliações significativas em silos, secadores e unidades industriais, solidificando sua capacidade de produção e armazenamento. A modernização tecnológica também foi um destaque, com a implementação de sistemas sustentáveis de energia limpa, de tratamento de efluentes, reforçando o compromisso da Cooperativa com a responsabilidade ambiental.

Além dos feitos econômicos, a Lar realizou uma extraordinária evolução na área do conhecimento, suportados pela Lar Universidade Corporativa e Lar Escola de Formação, com recursos próprios, dos funcionários, da família associada, do Sescoop/Senai e Senar, chegando ao término do ano de 2023 com estrutura física ampliada, com muito mais preparo técnico e de gestão, seja na Cooperativa como nas propriedades dos seus associados, permitindo um maior grau de competitividade.

Em paralelo, a Lar teve avanços em termos de práticas ESG, implementando projetos que visam à sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e uma governança transparente.

Durante a assembleia, que contou com a presença de mais de 600 associados, foi aprovada também a distribuição das sobras de balanço, que serão pagas no dia 06 de fevereiro aos associados. Do mesmo modo, os funcionários da Cooperativa receberam neste mês de janeiro o décimo quarto salário parcial de 50%.

Na Assembleia também foi eleito por unanimidade no novo conselho fiscal da Cooperativa e foram homenageados os funcionários que completaram 40, 35, e 25 anos dedicação e trabalho na Lar Cooperativa Agroindustrial.

Ao encerrar a AGO, Irineo da Costa Rodrigues projetou um futuro de desafios e oportunidades, onde a Lar continuará a desempenhar um papel central na construção de um agronegócio sustentável e consciente, para seus associados, funcionários e para as comunidades em que está inserida.

Dentre as autoridades, a assembleia da Lar foi prestigiada pelo superintendente da Ocepar Robson Maffioletti, superintendente da Cotriguaçu Gilson Anizeli, diretor-presidente da Frimesa Elias Zidek, vice-presidente da Coopacol Silvério Constantino, vice-presidente da Copagril Cezar Luiz Petri, vice-prefeito de Medianeira Evandro Mees, prefeito de São Miguel do Iguaçu Boaventura Manoel João Motta, prefeito de Serranópolis do Iguaçu Ivo Roberti, vice-prefeito de Santa Helena Claudemar Maraskim.

CONSELHO FISCAL ELEITO: Efetivos – Jackson Luis Holler – São Miguel do Iguaçu (PR), Catia Regina Defendi Schneider – Santa Helena (PR), Édio Rodrigo Welter – Medianeira (PR). Suplentes – Vanessa Anderson – Matelândia (PR), Willian Bertoncello – Antônio João (MS) e Ariel Koch – Santa Helena (PR).

 

 

 

 

 

Comentários