Especial

luto

Município de Missal decreta Luto Oficial por 03 dias pelo falecimento do Cidadão Honorário Ignácio Aloysio Donel

Por meio do Decretonº 5.737, de 11 de janeiro de 2022, o município de Missal instituiu Luto Oficial por 03 dias pelo falecimento de Ignácio Aloysio Donel, Cidadão Honorário deste município, que dedicou-se à vida pública, especialmente ao cooperativismo. No decurso do prazo de Luto Oficial a bandeira de Missal será hasteada a meio-mastro.

No dia 18 de março de 2014 foi concedido o Título de Cidadão honorário à Ignácio Aloysio Donel. Os vereadores na ocasião aprovaram o projeto de lei por indicação dos vereadores Eugênio Schwendler (Chenho), atualmente prefeito em exercício de Missal, e Luiz Junges.

Ignácio foi o primeiro vereador de Missal pelo município-mãe, Medianeira, eleito em 28 de novembro de 1965. Ocupou a cadeira no Legislativo no período de 1966 à 1970, tendo exercido os cargos de vice-presidente e Presidente da Câmara e, em sua atuação como vereador apresentou diversos projetos em defesa de Missal.

Entre as conquistas do vereador, destaca-se a instalação do Distrito de Missal. Ignácio intermediou a vinda da escola CNEC a Missal, participou do processo de legalização das terras pelo INCRA, intermediou a aquisição de uma máquina para manutenção das estradas em Missal.

Além disso, Donel intermediou a aquisição de uma máquina para perfuração de poços artesianos, fundou o 1º Sindicato Rural em Medianeira, foi o primeiro Diretor-presidente da Cooperativa de Produção (Atual LAR) e da Credifronteiras. Foi Presidente da Ocepar e incentivou o cooperativismo de crédito em todo o Estado do Paraná.

À época, ainda enquanto vereador, Chenho observou, ao justificar a concessão de Título de Cidadão Honorário. “Pode-se dizer que o Senhor Ignácio Donel foi um dos mais destacados líderes do cooperativismo de crédito, contribuindo em muito para o desenvolvimento regional”.

A revista Mosaicos publicou ainda no dia 20 de julho de 2018 um artigo sobre Donel. Na ocasião cita um dos trechos do discurso de Ignácio ao se despedir como Diretor Presidente da Cotrefal, hoje Lar Cooperativa Agroindustrial.


“A amizade e a cooperação, que nesses anos todos nos mantiveram unidos, continuem como estímulos a permanecermos unidos em espírito e pelo coração” Medianeira, 02 de fevereiro de 1991.

Comentários