Especial

LAR 60 ANOS

Uma cooperativa raiz e feita por pessoas

As comemorações do aniversário de 60 anos da Lar Cooperativa Agroindustrial tiveram início na manhã de terça-feira (19), com uma Missa de Ação de Graças, que reuniu cerca de 1.200 pessoas. A celebração foi realizada no Lar Centro de Eventos, em Medianeira, e contou com a presença especial do Bispo Diocesano da Diocese de Foz do Iguaçu, Dom Sérgio de Deus Borges, acompanhado por padres de toda a região.

Um momento de fé e gratidão que emocionou o público com a mensagem de união, celebração dos valores e princípios cooperativistas. “É uma Ação de Graças por todo o legado construído no decorrer desses 60 anos, um sonho, de 55 agricultores, que se tornou realidade e agora é tempo de agradecer a Deus por toda essa grande obra”, afirmou o bispo Dom Sérgio de Deus Borges.

A Igreja Católica está ligada diretamente com a fundação da Lar, sendo responsável pela mobilização do grupo de agricultores. A missa foi celebrada em homenagem ao aniversário da Lar, mas também ao Dia de São José, padroeiro dos trabalhadores, um importante personagem que guiou o caminho dos fundadores e continua a guiar o presente e o futuro dos quase 14 mil associados e mais de 23.500 funcionários.

Um momento marcado por muito simbolismo e emoção foi a entrada da ata de fundação da Cooperativa, entregue pelas mãos do sócio fundador Sr. Ary José Schwan ao diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues. Instrumentos de trabalho da época também foram levados em frente ao altar, como por exemplo uma plantadeira manual e um machado, peças fundamentais na época da colonização, mas também símbolos atuais, entre eles, um microcomputador e um globo terrestre, uma alusão a inovação e presença internacional da Cooperativa. A união de passado e presente para seguir com a construção de um futuro próspero.

INAUGURAÇÃO DO NOVO INCUBATÓRIO – À tarde foi realizada a inauguração das obras de ampliação da Unidade Incubadora de Ovos de Itaipulândia. Com investimento de mais de R$ 80 milhões, o local passa a ter capacidade para incubar 20,1 milhões de ovos ao mês, consolidando este como o maior e mais moderno incubatório das Américas. “Esse é um investimento muito importante e necessário para a altura que se encontra a avicultura da Lar, que prestes a completar 25 anos se tornou a terceira maior empresa de abate de frangos do país. O pintainho é um insumo importante e com todo o grau de tecnologia que temos implantado nessa unidade vamos continuar trabalhando com a máxima a eficiência”, destacou o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana esteve presente no ato e falou sobre a importância da obra. “O potencial dessa unidade é muito especial não só para a Lar, mas também para todos os brasileiros e consumidores que estão do outro lado do mundo e que consomem um produto de qualidade produzido no Paraná. A Lar é um orgulho e exemplo para todos nós”, citou em seu discurso.

Com as obras de ampliação, que iniciaram em janeiro de 2023, a unidade passou dos 7.915 m² de área construída para 15.425m², contando com alto nível de automação e tecnologia importada de países como a Bélgica e a Holanda. Todo o investimento vai possibilitar a Unidade Incubadora de Ovos de Itaipulândia expedir 634 mil pintainhos todos os dias, um volume que somado ao potencial da unidade de Santa Helena, garante 95% de autossuficiência na produção de pintainhos da Cooperativa, entregando aos associados integrados, uma matéria-prima de alta qualidade para atender a demanda diária de 1,1 milhão de aves abatidas nas quatro indústrias da Lar.

JANTAR FESTIVO – Encerrando o dia de celebrações, foi realizado, no Lar Centro de Eventos, um Jantar Festivo para 1.800 pessoas, entre funcionários, associados e convidados. O evento foi marcado pela palestra com o ex-presidente da John Deere, Paulo Herrmann, que falou sobre a realidade e as perspectivas do Agronegócio. Na sequência, foi formada a frente de honra, com a presença do diretor-presidente da Lar Irineo da Costa Rodrigues; diretor 1º vice-presidente Diogo Sezar de Mattia; diretor 2º vice-presidente Urbano Inacio Frey; prefeito de Medianeira Antonio França; vice-governador do Estado do Paraná Darci Piana; senadora Tereza Cristina, deputados federais Dilceu Sperafico, Giacobo, Luiz Nishimori, Nelson Padovani, Sergio Souza e Pedro Lupion (que foi homenageado pela relação do seu bisavô Moysés Lupion com a Lar, já que foi ele enquanto governador que doou terras à Igreja católica, a Gleba dos Bispos, em Missal, onde a cooperativa foi fundada); bispo Dom Sérgio de Deus Borges e outras autoridades políticas e do Agronegócio.

Encerrados os pronunciamentos, que enalteceram a trajetória da Lar, o embaixador da marca, Michel Teló, fez uma participação ao vivo, de forma remota, e comandou o parabéns e brinde às seis décadas da cooperativa. E para finalizar, o bispo Dom Sérgio de Deus Borges abençoou os alimentos e o jantar foi servido.

Comentários