Consórcio para construção: vale a pena, como funciona, e quais vantagens
Por Marcio Adriano Mattje . 4 de novembro de 2024 . 09:28
Sem planejamento e organização, a construção de um imóvel tende a ser um processo longo, trabalhoso e caro. O que muitas pessoas desconhecem é que sempre há uma maneira inteligente e prática de se atingir um mesmo objetivo. Para você, que não vê a hora de realizar o sonho da casa própria, um dos melhores caminhos para um final feliz é um consórcio de construção.
- Como funciona o consórcio para construção
Funciona como qualquer outro consórcio, significa que ao contratar um dos planos oferecidos pela administradora, você paga parcelas mensalmente e aguarda a contemplação. Com a contemplação você tem acesso à carta de crédito, que corresponde ao valor contratado para realizar a edificação do imóvel. A contemplação pode ocorrer via sorteio ou através de lance. Além da construção a carta de crédito gera a oportunidade de realizar reforma estando disponível para contratação de mão de obra e materiais de construção.
- Existem diferenças em relação ao tipo de consórcio
Quando o consorciado opta pelo consórcio para construção, como o próprio nome indica, ele deve ser usado para essa finalidade. Então as únicas diferenças entre o consórcio para construção dos demais são os objetivos almejados.
- Quais as vantagens do consórcio:
– Planejamento Financeiro: Na construção através do consórcio fica fácil organizar o planejamento financeiro pois as parcelas não sofrem reajustes e acréscimos contínuos e inesperados. Dessa maneira é possível prever o teto de gastos, e respeita a previsão do orçamento tornando a obra mais tranquila de administrar.
– Economia: Outra vantagem que chama atenção é que não há juros adicionais sobre as parcelas algo comum em outras formas de aquisição parcelada. O que existe é uma taxa de administração, um valor bem mais acessível se comparado ás taxas de juros para liberação de crédito em financeiras. Outro fato que chama atenção que o consórcio para construção pode se tornar um investimento, afinal é possível que o imóvel valorize bastante.
– Segurança: A segurança é um ponto importante na aquisição de uma cota onde toda a gestão do dinheiro é feita por uma administradora, o que se soma a um detalhe fundo de reserva que reside em garantir que todos os consorciados recebam os valores devidos ao crédito tão aguardado. A ideia desse fundo extra é cobrir eventuais problemas que poderiam comprometer o valor do fundo principal. Na prática, se houver qualquer complicação associada a atraso de pagamentos de outros participantes, por exemplo, os demais permanecem protegidos.
– Versatilidade: No consórcio você manifesta a intenção de adquirir um bem, no entanto, conta com uma flexibilidade ímpar, já que a seleção do empreendimento imobiliário fica para o momento da contemplação. Ao longo do período de manutenção da sua carta de crédito você tem toda tranquilidade de pensar com calma em como vai utilizar seu crédito, tem ainda a possibilidade de mudar de ideia várias vezes no decorrer desse tempo.
Ao realizar um consórcio é sempre importante buscar informações da administradora para evitar que você participe de uma transação inexistente ou fraudulenta. Uma excelente dica é o consórcio de construção da Racon, que atua desde 1991 no segmento de consórcios e que pode fazer esse sonho se encaixar no seu orçamento. Com PR1ME, modalidade de crédito da Racon com cotas até 1 milhão! Faça agora mesmo uma simulação e descubra qual melhor plano para você.
Comentários