M

Maisa Responde

Como criar mancha na roupa

Isso mesmo, você não leu errado ou algo do gênero. Hoje eu vou te ensinar a “criar” uma mancha, mas daquelas bem lindas chamadas tie dyeing e que aterrissaram com tudo nessa e na próxima estação que ou vão dar um “quê” de tendência na sua peça ou recuperá-la de uma mancha antiga de suor, água sanitária, ou seja lá o que for. E vocês só irão precisar de apenas dois ingredientes bastante conhecidos e comuns nas casas e mercados e NÃO, esses ingredientes não são corantes em pó ou água sanitária. E aí, vamos à dica?!

Primeiro de tudo, tenho que lembrar vocês que a peça que vocês forem tingir tem que ser de poliamida, seda ou lã, caso contrário, o tingimento não vai fixar por completo causando uma nova mancha na sua peça, ok?!

Para isso, vocês vão precisar da peça a ser tingida, uma panela grande, colher de pau, barbante, suco em pó, refrigerante e tesoura. O ideal é que tanto o suco em pó quanto o refrigerante possuam cores vibrantes, mas quem realmente irá ditar a cor do tingimento será o suco em pó.

1) Coloque 2 litros de refrigerante na panela (lembrando que antes de ligar o fogo é necessário retirar todo o gás do refrigerante, caso contrário, ele poderá corroer a fibra) e adicione o suco em pó de sua preferência. Deixe em repouso até o gás sair, caso queira agilizar esse processo, mexa com uma colher grande e alta; 2) Enquanto o gás vai saindo do refrigerante, utilize o barbante para fazer as amarrações com o intuito de criar os desenhos do tie dyeing. Esse momento é livre e você poderá soltar a sua criatividade para fazer mais ou menos amarrações; 3) Com as amarrações prontas e o refrigerante completamente sem gás, ligue o fogo e aguarde atingir a fervura. Quando isso acontecer, mergulhe a peça com as amarrações no refrigerante; 4) Mexa vigorosamente a fim de tingir a peça por completo por, aproximadamente, 45 minutos; 5) Após esse tempo, retire a peça da panela, retirando o excesso de banho e coloque-a em um balde com água fria; 6) Proceda com a lavagem normal da peça.

O resultado será uma peça ressignificada, diferente e cheinha de personalidade.

Gostaram? Querem mais diquinhas de faça-você-mesmo por aqui? Lembrem-se que qualquer dúvida ou sugestão de pauta, podem entrar em contato comigo ou com o jornal, ok? Vejo vocês na próxima dica!

Maisa Responde

Por: Maisa Silvestre

Maisa Silvestre, engenheira têxtil com especialização em gestão empreendedora e engenharia de produção, cofundadora da marca de roupas reversíveis Realma e apaixonada por moda, viagens, vida saudável e faça você mesmo.

Comentários