M

Maisa Responde

Como remover mancha de óleo da Roupa?

Quem aí, assim como eu, é campeã em respingar óleo quando está cozinhando ou derrubar a comida no colo e sujar a roupa de gordura? Quem não for, que atire a primeira pedra. É inevitável, quase que uma ação e reação eu diria, a gente arrancar a roupa do corpo e colocar embaixo da água com detergente e esfregar. E isso não é de todo errado, mas não deve ser feito nessa ordem, pois existem alguns preceitos básicos que, no momento que a mancha acontece, são mais que necessários para o sucesso da remoção. A primeira coisa que temos que pensar é que a mancha é de gordura e que gordura e água não se misturam, ou seja, não faz sentido colocar essa mancha embaixo da água, não é mesmo? Temos que pensar que existem componentes químicos que reagem com a gordura facilitando assim a sua eliminação por completo. E como não temos uma lavanderia industrial em casa, a ideia é utilizar produtos que você tem e possui um fácil acesso de comprá-los. Bom, dito tudo isso, vamos à dica?!

1) Se a mancha tiver recém acontecido, retire o excesso com papel toalha para absorvê-lo, se não, caso já tenha sido lavada, pule para o passo 2;

2) Prepare uma mistura de 1:1 de lustra móveis e detergente incolor. Como, geralmente, as manchas são respingos, eu sugeriria utilizar uma colher de sopa de cada;

3) Deixe agir por uma meia hora e, na hora de proceder com a lavagem normal, utilize uma escovinha com cerdas macias (mas somente se sentir necessidade e o tecido for resistente). Caso a mancha ainda não tenha sido removida, repita o processo até ela sumir por completo.

Muito simples, né, pessoal!? Lembrando que, antes de qualquer tentativa de remoção, é sempre importante entender a composição da sua peça de roupa e, na dúvida, entre em contato que te ajudamos, ok?!

Vejo vocês na próxima dica.

Maisa Responde

Por: Maisa Silvestre

Maisa Silvestre, engenheira têxtil com especialização em gestão empreendedora e engenharia de produção, cofundadora da marca de roupas reversíveis Realma e apaixonada por moda, viagens, vida saudável e faça você mesmo.

Comentários