M

Maisa Responde

Como remover mancha de vinho

Parte 2

Bom, dando continuidade à última publicação, está na hora de ir para as dicas de como remover mancha de vinho da roupa. Vamos lá?!

Para manchas úmidas: Retire o excesso de vinho com um papel toalha para evitar que a mancha se espalhe. Depois, despeje vinho branco, vinagre de vinho branco ou vinagre de álcool sobre a mancha. Esses produtos possuem efeito anulador do tanino, já que ele é o responsável por dar cor ao vinho e manchar as roupas. Repita esse processo após a mancha ficar esmaecida, esfregue levemente ou utilize uma escovinha de cerdas macias e proceda com a lavação normalmente.

• Para manchas secas – Opção 1: Aqueça um tanto de leite (não ferva pois o calor pode estragar e enfraquecer a fibra da sua roupa) suficiente para deixar a mancha embebida. Deixe de molho de 5 a 10 minutos e, após esse tempo, esfregue com uma escova de cerdas macias ou um cotonete, caso seja um tecido mais delicado. Repita o processo até a mancha ser removida por completo e, depois, proceda com a lavagem normalmente.

Opção 2 – mancha com aparência de difícil remoção, somente em casos extremos: Misture 1 colher de sopa de sabão em pó com ½ copo de água para diluir esse sabão, 5 colheres de sopa de água sanitária e 5 colheres de sopa de qualquer produto de limpeza pesada. Antes de aplicar na mancha, vire a peça do avesso e teste esse produto numa pequena parte. Aguarde de 5 a 10 minutos e, caso nada aconteça, pode aplicar o produto normalmente sobre a mancha e aguardar por 10 minutos. Caso sinta necessidade de agilizar o processo, esfregue levemente com o auxílio de uma escova de certas macias. Após, proceda normalmente com a lavagem. Só não lave com outras peças de roupas pois essas sim podem desbotar com a água sanitária, ok?

E aí, gostaram das dicas? Espero que sim, lembrando que qualquer dúvida ou sugestão de pauta, só entrar em contato comigo ou com o jornal, está bem?! Um abraço e até a próxima dica!

Maisa Responde

Por: Maisa Silvestre

Maisa Silvestre, engenheira têxtil com especialização em gestão empreendedora e engenharia de produção, cofundadora da marca de roupas reversíveis Realma e apaixonada por moda, viagens, vida saudável e faça você mesmo.

Comentários