M

Maisa Responde

Como tirar mancha de sangue da roupa

E para a série Maisa responde de hoje, vou ensinar vocês como tirar mancha de sangue da roupa. Quem nunca deu um corte no dedo e acabou manchando uma blusa, ou os homens que fazem a barba e acabam manchando a gola da camisa ou, até mesmo, nós mulheres quando estamos naqueles dias. O fato é que o sangue é composto de proteínas denominadas hemoglobinas, as quais são responsáveis pela cor vermelha do sangue, então, é importante ter uma noção dessa composição química para anular ou apagar este efeito da roupa. Essa dica eu aprendi com meu professor de química, na primeira faculdade que cursei, antes mesmo de fazer engenharia têxtil e ela me acompanha até os dias de hoje. Então, vamos aprendê-la?

1. Retire o excesso de produto com um papel toalha sem espalhar a mancha;

2. Aplique água oxigenada (aquelas vendidas em farmácia para tratamento de machucados) e vá retirando o excesso de espuma formada com um pano molhado com água fria (importante prestar atenção na temperatura da água pois, se estiver quente, você pode fixar a mancha, ok?!);

3. Repita o processo até a remoção completa da mancha e proceda normalmente com a lavagem, lembrando de manter a temperatura da água fria.

Agora vale lembrar que, como sempre reitero, é importante saber o material que se está retirando a mancha, se é delicado ou não, pois às vezes, você pode resolver um problema e causar outro. Então, caso seja uma fibra mais delicada, você pode tentar substituir a água oxigenada por água com gás ou bicarbonato de sódio e se nada disso funcionar, existem produtos industrializados enzimáticos que são bastante eficientes na remoção das manchas de sangue.

Obs. 1: Eu gosto de utilizar a água oxigenada dentro de um borrifador pois, dessa forma, ela mantém a mancha no lugar, sem espalhar para outros locais do tecido.

Obs. 2: Essa dica vale tanto para mancha de sangue úmida ou seca.

Aposto que, depois dessa dica, vocês vão se perguntar mil vezes como não souberam disso antes, vão por mim! Por hoje é só, pessoal. Nos vemos na próxima dica!

Maisa Responde

Por: Maisa Silvestre

Maisa Silvestre, engenheira têxtil com especialização em gestão empreendedora e engenharia de produção, cofundadora da marca de roupas reversíveis Realma e apaixonada por moda, viagens, vida saudável e faça você mesmo.

Comentários