M

Maisa Responde

Habilidades essenciais que os empregadores estão buscando pós-Covid

Com a pandemia, mais de 9 milhões de brasileiros perderam os seus trabalhos. Muitos deles resolveram empreender, outros tantos, ainda estão buscando um emprego para chamar de seu. E, se esse for o seu caso, selecionei cinco habilidades essenciais que os empregadores estão buscando pós Covid-19:

  1. Inteligência emocional: a pandemia deixou ainda mais sensível as relações humanas e a empatia, então, saber se conectar emocionalmente com as outras pessoas pode ser um diferencial no mercado de trabalho.
  2. Tecnologia: a quarentena acelerou as transformações digitais nas empresas que agora buscam meios de se tornarem mais resistentes a futuros surtos e interrupções. Qualquer pessoa que possa ajudar as empresas a explorar o meio digital estará em vantagem no momento da contratação.
  3. Liderança: o home office também deve continuar em muitas empresas, mesmo com o fim do isolamento social. Nesse contexto, o mercado demandará por mais profissionais com habilidades de liderança com o objetivo de incentivar e inspirar suas equipes, mesmo que remotamente.
  4. Criatividade e inovação: essas habilidades ganharam força de uns tempos pra cá uma vez que o mercado precisou se reinventar para driblar a crise. Quem for capaz de pensar fora da caixa, certamente, estará um passo à frente dos demais candidatos.
  5. Pensamento crítico: infelizmente, nem todas as informações as quais temos acesso são verdadeiras e isso deixa qualquer empresa vulnerável. É importante desenvolver um pensamento crítico para poder separar o que é real do que é falso.

Agora, lembre-se de uma coisa: se você̂ não tem essas habilidades, não se preocupe pois você pode desenvolvê-las. Caso não goste ou não sinta necessidade, aí é o momento de refletir quem você é para alinhar suas expectativas com as expectativas do seu futuro empregador. Não adianta você se forçar a fazer algo que não faz sentido pra você para logo passar por um processo de demissão novamente, não é mesmo?!

Ficou interessado no assunto e gostaria de saber quais são as profissões que estão em alta no mercado pós-pandemia? Acesse minhas redes sociais pois eu coloquei cada uma delas, detalhando suas atribuições e remunerações. 

Vejo vocês na próxima coluna.

 

Maisa Responde

Por: Maisa Silvestre

Maisa Silvestre, engenheira têxtil com especialização em gestão empreendedora e engenharia de produção, cofundadora da marca de roupas reversíveis Realma e apaixonada por moda, viagens, vida saudável e faça você mesmo.

Comentários