Maisa Responde

Por que a sua toalha não seca? – PARTE 2

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

Continuando o assunto da última coluna: “Por que a sua toalha não seca”, existe mais um motivo para isso acontecer. Muitos de vocês já devem ter escutado o termo “engomadinho” ou tecido engomado, principalmente na casa de pais e avós. O que vocês não devem saber é o porquê as toalhas são engomadas: para proteção dos fios e fibras durante a tecelagem, já que há uma grande tensão e atrito nesse processo e os fios poderiam abrir e se romper. Porém, muitas empresas não realizam a desengomagem na toalha, ou não a realizam corretamente, o que faz com que sua toalha não seque e tenha aquela aparência dura de papel. E aí você precisa lavar, secar e usar diversas vezes até que ela fique mais maleável e passe a secar. Se identificou? Então, anote essas receitas que vão te poupar esse tempo e transformar sua toalha que não seca em uma toalha macia. Vamos lá?

1) BICARBONATO DE SÓDIO – O primeiro passo é colocar a toalha de molho em um balde com água morna até cobri-la totalmente. Depois, adicione 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e deixe por 3 horas. Durante esse tempo ele vai agir e ir soltando aos pouquinhos a goma da toalha. Depois desse processo, enxágue em água corrente, torça na mão, ou centrifugue na máquina. Quando for estender, lembre se colocar no varal de forma que a toalha seque o mais naturalmente possível.

2) VINAGRENas três primeiras lavagens da toalha é muito importante que o amaciante seja substituído por vinagre branco, pois este é capaz de abrir as cerdas da toalha, retirando essa goma e deixando-as muito mais absorventes.

3) ÁGUA MORNA E VINAGRE BRANCOOutra forma de remover goma de toalha nova é deixá-la de molho em água morna por 30 minutos, sem adicionar nenhum produto durante esse tempo. Após essa meia hora, pegue outro balde com água em temperatura ambiente e adicione um copo de vinagre branco. Enxágue a toalha nesse balde com vinagre e torça na mão ou na centrífuga. Coloque para secar naturalmente.
Agora, vocês não têm mais motivo para reclamar que a toalha não seca, não é mesmo?!

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA NOSSAS COLUNAS

Maisa Responde

Por: Maisa Silvestre

Maisa Silvestre, engenheira têxtil com especialização em gestão empreendedora e engenharia de produção, cofundadora da marca de roupas reversíveis Realma e apaixonada por moda, viagens, vida saudável e faça você mesmo.

Comentários