M

Maisa Responde

Por que a sua toalha não seca?

Vocês já pararam para pensar que a engenharia têxtil envolve mais do que apenas roupas que usamos? Deixando a parte de pesquisa e inovação de lado, ela está mais presente em nossas casas do que podemos imaginar (ou perceber). Temos panos de chão, de prato, toalhas, lençóis, tapetes, redes e cortinas. Isso sem falar de camas e sofás. Por isso, quero começar uma nova fase na coluna em que vou apresentar para vocês um pouco de teoria, para ajudar nas práticas domésticas de cuidados com os inúmeros tecidos que vocês têm em casa.

Mas calma: não deixarei de dar dicas de como tirar manchas disso ou aquilo, apenas estou dando um respiro diferente para vocês inalarem novos ares e terem uma visão e cuidados diferentes com cada têxtil que tem em casa. E o assunto escolhido de hoje é: por que a minha toalha não seca?

Essa resposta está diretamente ligada à composição da toalha. Boas toalhas são compostas de 100% algodão e, devido a isso, são mais macias e secam melhor. O algodão é uma fibra natural que tem uma característica de hidrofilidade, ou seja, alto potencial de absorver água. Mas, para baratear a toalha, muitos fabricantes incluem poliéster em sua composição. Porém, existe um percentual aceitável para essa mistura e, se não ultrapassar os 5%, o algodão ainda será a fibra majoritária e continuará secando. Inclusive, muitos hotéis utilizam toalhas com essa composição para a toalha durar mais tempo. Mas, mais do que esse percentual, o poliéster vai diminuir a qualidade da toalha, fazendo com que ela seque menos. Afinal, ele é um tipo de plástico e, se plástico secasse água, não seria o principal componente de capas de chuva, não é mesmo?

 Então, agora que você sabe uma parte (sim, existe a parte 2 desse tema) do porque da sua toalha não secar, preste atenção na etiqueta dela. Ela é o DNA da peça e lá você terá informações para identificar a qualidade da mesma. Toalha que não seca? Nunca mais, obrigada!

Maisa Responde

Por: Maisa Silvestre

Maisa Silvestre, engenheira têxtil com especialização em gestão empreendedora e engenharia de produção, cofundadora da marca de roupas reversíveis Realma e apaixonada por moda, viagens, vida saudável e faça você mesmo.

Comentários