M

Memórias

MEMÓRIA

Festival Folclórico em Medianeira

Data de publicação original: 21/11/2024

Número da edição original: 2337

Medianeira é famosa pelas grandiosas festas e festivais que eram realizados no município. As festas de carnaval, por exemplo, eram festividades que atraíam foliões de diversas regiões. Inclusive, já foi tema da “Coluna Memória” e do primeiro “Café com Memória”, realizado na Casa da Memória Roberto Marin.

Outro evento que representava uma festividade importante era o Festival Folclórico. Esses festivais tiveram início na década de 1970 e lotavam o Ginásio de Esportes. Além de todas escolas de Medianeira, participavam também escolas de outras cidades, como por exemplo, Missal, São Miguel do Iguaçu e Foz do Iguaçu. O evento era coisa séria, os grupos se preparavam para as apresentações, que contavam com um corpo de jurados para avaliar. Havia concurso de rainha do folclore e a competição era dividida em diversas categorias para representar o folclore nacional e internacional. Havia o envolvimento de toda a comunidade escolar e até organização de grupos de torcida.

Cada equipe era responsável por confeccionar suas próprias fantasias e organizar os acessórios que seriam utilizados para representar o folclore ou a cultura que lhe havia sido determinado. E ninguém queria fazer feio, por isso esses eventos estão marcados nas memórias das pessoas com tanto carinho. Quem vivenciou a experiência de fazer uma apresentação em algum festival folclórico nos relata o acontecimento com lágrimas nos olhos de saudade e orgulho de ter feito parte dessa história.

Acesse o QR Code e nos conte sua história!

 

 

 

 

 

 

 

 

A Casa da Memória Roberto Antonio Marin de Medianeira é a guardiã das memórias do município, um espaço dedicado à documentação, pesquisa e resgate do Patrimônio Cultural.

Rua Argentina, nº 1546, Centro (antiga Prefeitura), Medianeira/PR
(45) 3264-8602
www.casadamemoriademedianeira.com.br
Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 8h30min às 12h e das 14h às 17h30min, aos sábados das 13h às 17h

Comentários