N

Nosso Povo

A arte de produzir um alimento milenar

No dia 08 de julho é comemorado o Dia do Panificador ou Dia do Padeiro. A data é uma maneira de prestar homenagem aos profissionais que se dedicam a produzir e comercializar um dos alimentos mais populares do mundo, o pão. Esta delícia presente no dia-dia das pessoas é produzido a partir das mais variadas receitas. A panificação é uma das atividades mais antigas, tanto que não se tem a definição em que ano ou local a produção de pães surgiu. Historiadores acreditam que os primeiros pães foram feitos há mais de 12 mil anos na Mesopotâmia, hoje atual região do Iraque.

Para prestar nossa homenagem a essa atividade valorosa, convidamos Flávio Zanella, padeiro muito conhecido em Medianeira pelas delícias que produz e comercializa e pela forma sempre alegre e atenciosa que atende seus clientes.

Nascido em Medianeira, filho de Theolindo Zanella e Inelmas Grapiglia, ele estudou no antigo Colégio das Irmãs, depois no Colégio Costa e Silva e cursou técnico em Ciências Contábeis pelo CNC. “Ainda quando criança, minha mãe produzia bolos, doces e salgados para festas e eu sempre ajudava quando possível. Com o tempo fui aprendendo que o ato de confeccionar tais produtos eram verdadeiras obras primas” relembra Flávio.

Há aproximadamente quinze anos, ele começou a produzir pão caseiro para o próprio consumo. Sabendo disso, pessoas próximas começaram a se interessar na compra dos pães, logo surgiram novos pedidos de outros tipos de pães, tais como integral, de milho e também pães doces.

Hoje Flávio mantém seu sustento somente com a venda de pães e lanches e destaca: “Vale lembrar que o pão integral é uma receita desenvolvida por mim, não tem gordura, leite ou conservantes”.

Após algum tempo e por sugestão dos clientes, ele agregou ao cardápio várias opções de lanches e salgados. Atualmente ele trabalha com a ajuda de outra pessoa que também trouxe novos produtos e ingredientes que estão fazendo muito sucesso.

Quer saber mais sobre o Flávio e suas delícias caseiras? Entre em contato pelo telefone (45) 98417-5546.

 

É muito gratificante participar do dia-a-dia das pessoas. Meus clientes fazem parte da minha evolução e crescimento, se tornaram meus amigos, ajudando no lado produtivo, financeiro e também afetivo

Nosso Povo

Por: Ana Cláudia Valério

Mestre em Educação, Especialista em Docência no Ensino Superior e graduada em Comunicação Social – Jornalismo. Tem experiência em Jornalismo nas áreas de Televisão, Assessoria de Comunicação e Jornal Impresso, tendo trabalhado em veículos de comunicação, instituições de ensino superior e campanhas políticas. Hoje é editora do Jornal Mensageiro e coordenadora de Gestão e Memória da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira.

Comentários