N

Nosso Povo

A arte do Poledance

Esta semana trazemos um assunto que vem chamando a atenção, a volta do pole dance, prática esportiva que foi febre nos anos de 1980 e que vem ganhando a cada dia novos adeptos. Trata-se de uma dança que utiliza como elemento principal um poste ou barra vertical, onde se realiza movimentos sensuais em uma mistura de dança e acrobacias. Antigamente a arte era associada às casas noturnas e ao strip-tease, hoje assume outras vertentes como o pole dance fitness, que tem a finalidade de trabalhar determinados músculos, muito utilizado em espetáculos circenses.

Para nos contar um pouco sobre essa arte e sua história entrevistamos a professora de dança Sandra Regina Galvão, missalense, atualmente morando e ensinando em Medianeira. Sandra formou-se em Educação Física pela FAESI em 2004; fez especialização em Educação Profissional e Integrada à Educação Básica para Jovens e Adultos, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, (2012). Em 2018 fez Pós-graduação em Bodybuilding Coach pela Faculdade Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz–FAG. Está cursando pós-graduação em Nutrição e Fisiologia Aplicada ao Exercício na FAESI. Atualmente trabalha como professora na Faculdade União de Ensino Superior do Iguaçu, atua também como personal trainer, professora e proprietária do Estúdio Equilibrium. Além de uma vasta experiência como instrutora de ginástica, jump, natação infantil e hidroginástica. “Comecei dar aula de dança há cerca de 6 anos, em uma academia em Missal. Minha paixão pelo Pole Dance começou há um ano, quando fiz aula com uma professora que veio do Espírito Santo aqui em Medianeira. Achava incrível como as meninas conseguiam se equilibrar e fazer vários movimentos acrobáticos e ao mesmo tempo sensuais, numa barra”, destacou.

Foi aí que resolveu abrir seu próprio estúdio de dança, trazendo como opção a “nova modalidade”, que pode ser praticada por homens e mulheres, independente da idade, peso ou altura. Sobre as vantagens do pole dance, ela pontuou: fortalecimento dos músculos, emagrecimento, aumento da flexibilidade, melhora a coordenação motora, desenvolve o equilíbrio, diminui o estresse, estimula a criatividade, aumenta a produção de serotonina e endorfina, além de aumentar a autoconfiança, autoestima e o amor próprio.

Quem quiser conhecer mais sobre Pole Dance e outras práticas esportivas como Work Dance e Treino Funcional, pode visitar o Estúdio Equilibrium na Av. Brasília 1229 – sala 27, centro de Medianeira. Em fevereiro a escola trará novidades, não perca!

Nosso Povo

Por: Douglas Florêncio

Técnico em design gráfico e fotografia pelo Sesc/PR. Colunista esportivo, há mais de 10 anos trabalhando em jornal e outras mídias.

Comentários