N

Nosso Povo

MEDIANEIRA 58 ANOS

A trajetória de Baú

O ex-prefeito afirma que Medianeira vive um momento bom, tem uma localização estratégica importante, é bastante produtivo e isso faz com que haja crescimento

Neste mês (25 de julho), Medianeira comemora 58 anos de emancipação político-administrativa. E para marcar a data entrevistamos o ex-prefeito Antônio Luiz Baú.

Ele nasceu em 1958 em Barracão, sudoeste do estado, mas já em 1968 a família mudou-se para Medianeira. Filho de João Aldo Baú e Vilma Baú (in memoriam), é casado com Marlene Alamini Baú, com quem tem uma filha, Fernanda Marine Baú.

Há 50 anos em Medianeira, Baú lembra-se da infância como muito agradável. “A infância era mais curta do que hoje, lá pelos 10 anos a gente já tinha alguma atividade, tínhamos que adquirir responsabilidade. Mas o que marcou a minha infância foi o tempo dentro da escola, o foco era estudar”, relata.

O gosto pela política começou na fase estudantil. Baú participou de várias atividades político-estudantis e que despertaram o gosto pela política de modo geral. “Quando eu retornei para Medianeira, e eu tinha uma proximidade com o saudoso Adolpho Mariano da Costa, que na oportunidade militava politicamente em Medianeira, comecei a me envolver com política aqui. Aí com a extinção das áreas de segurança nacional, em 1985, pelo então governador José Richa e, consequentemente nomeando os presidentes de câmaras como prefeitos interinos, eu fui convidado para ser o secretário de obras, do então prefeito Armindo Luiz Pandolfo. Com a eleição do Adolpho Mariano da Costa para prefeito eu continuei a ser o secretário de obras e, na sequência, assumi a presidência do diretório municipal do PMDB e assim comecei a minha vida pública aqui em Medianeira”, conta.

Diante disso, e por consequência do trabalho, da luta do partido, Antônio Luiz Baú foi escolhido candidato a prefeito já em 1988, tendo como vice Nelson Simonatto (in memoriam). “Não logramos êxito, mas em 1992 eu voltei a disputar a prefeitura, o Erci Baldissera era meu vice e aí nós conseguimos a eleição, fizemos um mandato de quatro anos, num momento conturbado da política nacional, com o impeachment do Collor. Mais ou menos a situação que nós vivemos atualmente. Fizemos o nosso mandato, cumprimos a nossa obrigação e aí na sequência, retornei às minhas atividades na hoje UTFPR, porque eu já era professor antes disso, na verdade participamos desde o início. Com o tempo, a comunidade acadêmica me elegeu Diretor do campus, onde fiquei por nove anos. E hoje, há cinco anos, sou Diretor de relações empresariais e comunitárias da UTFPR Medianeira”, salienta.

Sobre o seu mandato como prefeito, Baú destaca várias obras importantes. “A ampliação de toda a rede de captação de água do município, na época a Sanepar fez um grande investimento. Ampliamos a rede de esgoto, começamos um trabalho de pavimentação poliédrica nas estradas rurais. Além disso, concluímos o CPC, que foi iniciado do mandato do Adolpho. A construção da escola Ulisses Guimarães, muitas creches, mais de 110 casas populares, mais de 150 mil metros quadrados de pavimentação urbana. Implementamos as incubadoras industriais, de onde surgiram empresas consolidadas e importantes no município. Nós atuamos em muitas frentes. As margeantes da BR 277 também nós consolidamos uma boa parte. Enfim, muitas atividades que foram implementadas naquela oportunidade e sobremaneira na área social e na educação com implantação da Unioeste, primeiro campus descentralizado, que depois nas gestões seguintes não foi mantido. Iniciamos também algumas atividades bastante importantes do ponto de vista da implementação de ações voltadas às crianças de rua, como o CEACA que existe até hoje”, ressalta.

E no aniversário de 58 anos de Medianeira, o ex-prefeito afirma que o município vive um momento bom, tem uma localização estratégica importante, é bastante produtivo e isso faz com que haja crescimento. “Medianeira tem se transformado em um polo educacional importante, com a Universidade Tecnológica, faculdades e escolas que se instalaram aqui. Tem um complexo cooperativo importantíssimo, de empresas consolidadas, fortes. Uma iniciativa privada arrojada, na implementação de atividades bastante amplas, em vários setores e uma agricultura exuberante que faz com que a cidade cresça bastante. Medianeira tem crescido de modo sustentado, porque é um crescimento que se consolida, sem altos e baixos. Vimos um crescimento gradativo bastante consolidado e por essa razão o município vem se destacando ano a ano”, finaliza.

 

Nosso Povo

Por: Ana Cláudia Valério

Mestre em Educação, Especialista em Docência no Ensino Superior e graduada em Comunicação Social – Jornalismo. Tem experiência em Jornalismo nas áreas de Televisão, Assessoria de Comunicação e Jornal Impresso, tendo trabalhado em veículos de comunicação, instituições de ensino superior e campanhas políticas. Hoje é editora do Jornal Mensageiro e coordenadora de Gestão e Memória da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira.

Comentários