N

Nosso Povo

A vida ensina

“Meu sentimento todos os dias é de gratidão, a Deus e àqueles que estão comigo, por poder fazer o bem, ser voluntária e ajudar, mesmo que de forma pequena, por um mundo mais justo e igual”, é com essa frase que começo a apresentar a personagem da coluna Nosso Povo dessa semana.

Andreia Pereira Aguero Schittler, hoje presidente do Lar dos Idosos de Medianeira, começou sua trajetória na Fundação em 2016. “Em busca de uma nova oportunidade para fazer outras coisas que gosto, fui contratada pelo Lar dos Idosos e conciliava o trabalho na área administrativa da fundação com a empresa de transporte. Permaneci por dois anos e, mesmo não sendo mais colaboradora da instituição, continuei fazendo parte do grupo de voluntários do Lar”, conta Andreia.

A empresa de transporte citada por ela é a Schittler, a qual Andreia e o marido Marciano se dedicam há 13 anos. Apesar dela atuar no Lar dos Idosos e numa empresa de transporte, é formada em Enfermagem, mas não atua na área, apenas voluntariamente.

Tudo isso diz um pouco sobre Andreia, mas não tudo, por isso precisamos voltar no tempo para entender a sua trajetória. Ela tem 37 anos, nasceu em 04 de julho de 1983, no Hospital São Carlos, de Medianeira. Filha única de Jorge Pereira Aguero e Neuza Casanova Aguero, é casada há 13 anos com Marciano Carlos Schittler. “Tive uma infância maravilhosa, não de luxo, mas de vivência feliz com minha família e amigos. Graças a Deus, desfrutei de uma geração que podia brincar até tarde na rua, jogar bola, bets, brincar de se esconder, guerra de barro, atirar mamona com estilingue… Entrar tarde da noite em casa e falar para a mãe que não estava suja, era uma maravilha! (risos)”, relembra.

Andreia conta que não gostava muito de estudar nem ajudar nas tarefas da casa. Então, aos 13 anos sua mãe a levou ao centro da cidade em uma floricultura e lá começou a trabalhar como ajudante, porém sem remuneração. Trabalhou por dois anos, no contraturno escolar. “Foi uma das atitudes mais importantes que minha mãe tomou em relação a minha formação de caráter e responsabilidade, aprendi a valorizar o trabalho, o dinheiro, e acima de tudo, respeitar as pessoas e a ser quem eu sou hoje”, destaca.

Quem é Andreia hoje? Enfermeira, empresária, voluntária e presidente do Lar dos Idosos de Medianeira. “Em junho do ano passado fui convidada para estar à frente do Lar, mesmo sabendo da imensa responsabilidade, aceitei prontamente, porque aprendi ainda jovem sobre não desistir e dar o melhor àqueles que precisam. Hoje posso dizer que essa foi uma das melhores escolhas que fiz, ter a vivência como parte da diretoria do Lar dos Idosos me fez enxergar o mundo com outros olhos, com mais compaixão, amor e responsabilidade”, finaliza.

Andreia Pereira Aguero Schittler é enfermeira, empresária, voluntária e presidente do Lar dos Idosos de Medianeira

Nosso Povo

Por: Ana Cláudia Valério

Mestre em Educação, Especialista em Docência no Ensino Superior e graduada em Comunicação Social – Jornalismo. Tem experiência em Jornalismo nas áreas de Televisão, Assessoria de Comunicação e Jornal Impresso, tendo trabalhado em veículos de comunicação, instituições de ensino superior e campanhas políticas. Hoje é editora do Jornal Mensageiro.

Comentários