Agricultor familiar
Texto por Ana Cláudia Valério . Fotos por arquivo pessoal . 5 de setembro de 2024 . 14:43
Jose Coan Bussolo nasceu em 10 de setembro em 1966, em Medianeira, está prestes a completar 58 anos. Os seus pais Giacomo Bussolo e Adelaide Coan Bussolo vieram de Orleans, Santa Catarina, para Medianeira em 1959. Ele tem 9 irmãos, é casado com Evani Wansovski Bussolo, com quem tem quatro filhos: Katia, Kacieli, Kleovani e Karolini. “Eu nasci na Linha Alegria e minha infância foi como de todos que moravam na roça na época. Começávamos a estudar a partir dos sete anos e também a ajudar em casa. Ajudávamos a tocar os bezerros, tratar os porcos, catar espiguinhas para as vacas e debulhar milho”, relembra.
Desde jovem, Jose participava da comunidade e dos grupos de jovens, foi coordenador paroquial e diocesano da Pastoral da Juventude. “Fui candidato a vereador e fiquei na suplência por dois mandatos, assumi um mês me cada legislatura, sempre na militância partidária, mas também na militância sindical. Até que em 2002 fundamos a Associação dos Produtores Orgânicos de Medianeira e mais tarde a COAFASO, da qual eu fui presidente até o ano passado. Meu pai também sempre atuou na liderança sindical e cooperativista, foi um dos primeiros sócios de Medianeira da antiga COMASIL, depois foi Cotrefal, agora Lar. Ele era o sócio 363”, comenta.
Em 2004 um novo momento para o agricultor: o surgimento do Moinho D’Alegria. “Quando o governo começou a financiar a agroindústria pelo PRONAF, minha família resolveu implantar o moinho com outra visão, mais comercial, para fornecer fubá para os mercados. Em 02 de outubro de 2004, conseguimos começar as atividades, no início era eu sozinho, fazia tudo. Mais tarde, algumas sobrinhas e meu filhos começaram a ajudar também. Hoje quem conduz o moinho são meus sobrinhos e eu ajudo como vendedor. O moinho vem crescendo ao longo dos anos, atendendo toda a região, Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, e na região de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso também”, conta Jose.
Outra página importante da vida de Jose é a Feira do Produtor. “Começamos a organizar a produção para entregar no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), junto com outros agricultores do município, e fomos nos preparando e recebendo cada vez mais apoio do poder público, até organizarmos o ‘mercado’ do pequeno produtor, que funciona no horário de expediente, de segunda a sábado. E aí tem a Feira dos Produtores, que é outra associação. Eles também atendem nas quartas-feiras, a partir das 6 horas, e no sábado a partir das 5 horas. E quando tem feira, o mercado da COAFASO também abre, que é o mercado do produtor, sempre com produtos fresquinhos da agricultura familiar”, esclarece.
Jose finaliza falando da importância de se valorizar a agricultura familiar. “Quem produz e põe alimento na mesa – saudáveis – é a agricultura familiar. Vamos prestar atenção em políticas públicas que apoiem a agricultura familiar, que é comida boa e barata na mesa do consumidor medianeirense”.
Comentários