N

Nosso Povo

COLUNA

Arte para superar barreiras

Para valorizar a passagem do Dia do Artesão, 19 de março, esta semana apresentamos o medianeirense Mélci Pessato Siqueira, que tem a arte como forma de vida em todos os sentidos, e foi nela que ele conseguiu se apoiar para superar as adversidades que a vida lhe trouxe.

 

Mélci tem 48 anos e reside em Medianeira há 30. Artesão, ilustrador, designer gráfico, professor de desenho, analista corporal, analista e interpretador de desenho e arte terapeuta. Formou-se em Artes Visuais pela UEPG de Minas Gerais, e em desenho livre pela Escola Eudesenho.com, mentorado por Ivan Querino, um dos mais renomados desenhistas da Marvel, DC e Pixar. Trabalha com artes visuais há 28 anos, em 2022 foi diretor artístico da Casa do Artesão de Medianeira. “Minha paixão pelo desenho e pela arte vem desde a infância, sempre me fascinou a arte visual. Passei por várias profissões, trabalhei em jornal (inclusive no Mensageiro), revista e agências de publicidade, fui até soldador metalúrgico. Mas sempre acabei voltando para a arte, porque sempre foi a minha paixão, quando criança, sonhava em ganhar dinheiro com aquilo que eu gosto de fazer”, destacou o artista.

Ele buscou então aprender e praticar todos os dias, desenhava cada vez mais, mesmo que as pessoas falassem que ele não iria sobreviver com aquilo, ou se tornar um profissional no desenho, mas não desistiu. Até que uma enfermidade bateu a porta, um ano em tratamento de Hanseníase, e mais seis anos para recuperação. Neste período, pensou muitas vezes em abandonar a profissão, mas a barreira veio para fortalecê-lo. A necessidade falou mais alto, e mesmo sem ânimo para continuar ele se viu obrigado. “Tive que voltar a fazer artesanatos com minhas mãos trêmulas de tanto remédio, as vezes deitado em uma cama. Mas minha arte me ajudou, além de sustentar  a mim e meus pais que eram sozinhos. Hoje vivo da arte, mas pensei que eu nunca mais iria pintar ou desenhar novamente. Quero incentivar as crianças e adolescentes que gostam de desenhar e pintar, a nunca desistirem, mesmo que elas não fiquem neste meio como forma de profissão. Arte é minha vida hoje”, relatou Mélci.

Hoje o artista além criar, possui um canal no Youtube, chamado “Rabiscando Bem”, onde ensina técnicas de desenho para qualquer pessoa que tenha interesse, mesmo não sabendo nada a respeito, e garante que qualquer um pode desenhar usando sua técnica. Além disso, trabalha com pinturas artísticas em parede, e também como Lettering (arte de desenhar letras) expressando seus sentimentos com criatividade e identidade visual única. Também produz pinturas comerciais, entre outras.

Quem quiser saber mais a respeito do artista, ou contratar serviços pode acessar o Instagram: @rabiscando.bem, Facebook: @Rabiscandobem e Youtube: Rabiscando bem. Contato pelo telefone (45)99131-3860.

 

Nosso Povo

Por: Douglas Florêncio

Técnico em design gráfico e fotografia pelo Sesc/PR. Colunista esportivo, há mais de 10 anos trabalhando em jornal e outras mídias.

Comentários