N

Nosso Povo

Artesanato na Expomed

Maria Rosalina Pottmaier nasceu em 25 de fevereiro de 1958, em Xaxim – Santa Catarina. É filha de Domingos de Almeida e Ezolina Maier. “Sou filha do 2º casamento da minha mãe. Do primeiro casamento, ela teve dois filhos: Moacir e Cleide. E do segundo, somos em seis irmãos: Odila, Adelaide, eu, Neuza, Gilmar e Jurandir. Faz 60 anos que viemos para Medianeira, e fixamos residência no Espigão do Norte. Depois de quatro meses que estávamos aqui, meu pai faleceu, eu tinha cinco anos, e minha mãe ficou sozinha, com oito filhos para cuidar. Nos mudamos para a Linha Ouro Verde e depois, em 1979, viemos morar na cidade, na Cerâmica Simonatto, da qual meu tio João Maier era sócio”, recorda.

Em 1982, ela se casou com Arlindo Pottmaier, com quem tem duas filhas Daniele e Monique, que lhes deram dois netos Davi e Enzo. “Trabalhei na agricultura, de empregada doméstica e de costureira, profissão que me aposentei”, conta Maria Rosalina.

Em maio deste ano, a filha Daniele trouxe um novo significado para a vida de Maria. “No Dia das Mães ganhei de presente uma Kokedama. Me encantei tanto, que comecei a fazer e postar nas redes sociais e os pedidos começaram a chegar. Meu artesanato é ecológico e não usa plástico, sem contar que não acumula água no prato, assim ficamos livres da Dengue”, destaca a artesã.

Maria já teve seu artesanato vendido para toda a região e também para o Paraguai. E agora vive a expectativa de expor na Expomed 2023, que acontece de 11 a 15 de outubro, no Lar Centro de Eventos. “É uma oportunidade de divulgação dos produtos, já que o ano que vem é para ter várias feiras aqui em Medianeira”, salienta.

ARTESANATO NA EXPOMED – O Artesanato local terá um espaço especial na Expomed, com diversos produtos e mais de 35 artesãs.

Nosso Povo

Por: Ana Cláudia Valério

Mestre em Educação, Especialista em Docência no Ensino Superior e graduada em Comunicação Social – Jornalismo. Tem experiência em Jornalismo nas áreas de Televisão, Assessoria de Comunicação e Jornal Impresso, tendo trabalhado em veículos de comunicação, instituições de ensino superior e campanhas políticas. Hoje é editora do Jornal Mensageiro e coordenadora de Gestão e Memória da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira.

Comentários