N

Nosso Povo

ARTE

Desenho e suas vertentes

Esta semana iremos falar sobre uma arte que está em alta no mercado. A ilustração digital, que utiliza em conformidade a velha prática do desenho a mão unida a ferramentas atuais de manipulação de imagem, criando projetos únicos, criativos e fascinantes. Para entendermos melhor sobre o assunto convidei a ilustradora Bruna Maia para nos falar sobre como descobriu essa paixão. E agora vai além, usará seus desenhos também como tatuadora.

Bruna nasceu em Medianeira em 15 de agosto de 2002, viveu até os 4 anos em um sítio. Depois se mudou para a cidade, onde mora até hoje. Fez o primário na Escola Municipal Plinio Tourinho, e se formou no Colégio Mondrone em 2020, onde diz guardar vários professores no coração até hoje. O interesse pela arte veio bem cedo, por volta de 2011 quando em parceria com o irmão assistia um anime chamado One Piece, e começaram a desenhar os personagens em papel. Algum tempo depois iniciaram os próprios personagens. “Para mim era algo que servia como terapia, me fazia muito bem. Desde aquela época eu sabia que queria trabalhar na área de desenho”, pontuou.

No processo de criação, ela usa equipamentos digitais com aplicativos que permitem criar, com ferramentas como uma mesa digitalizadora e Photoshop, ali pode trabalhar com base, luz, cor, sombra dando vida aos desenhos. Segundo ela, é a parte que mais se diverte fazendo. Bruna conta que aprendeu boa parte desenhando ao longo dos anos, mas melhorou muito após o curso de Ilustração digital pela Kinoene Arts – Escola de Artes de São José dos Campos – SP. Suas maiores inspirações como profissional são os professores Arthur Portela @arthurportela e Will Yamaguchi @m_oshi_. “Me inspira muito coisas com a estética de O Senhor dos Anéis, amo essa vibe fantasiosa de Terra-Média, sinto que quando desenho coisas assim é como se eu me transportasse para esse universo, é uma imersão que eu sou apaixonada, amo desenhar coisas com estética de magos, hobbits, tabernas, elfos, bruxos, todos seguem meu estilo.” Seus trabalhos se encaixam, entre outros, no perfil de jogos de RPG por exemplo.

Um bom artista é aquele inquieto dizem, e para não fugir ao contexto Bruna busca expandir sua arte agora também para as peles. Está estudando tatuagem, e irá começar a atender em algumas semanas, focando no estilo Blackwork, todas as tatuagens serão desenvolvidas exclusivamente. O cliente chega com a ideia e ela desenvolve uma tatuagem única e autoral pensada exclusivamente para aquele corpo e objetivo.

Quem quiser saber mais sobre o trabalho desenvolvido pela artista, pode acessar o Instagram @brunamyarts para ilustrações. E @brunamyink para desenhos e tatuagem.

Nosso Povo

Por: Douglas Florêncio

Técnico em design gráfico e fotografia pelo Sesc/PR. Colunista esportivo, há mais de 10 anos trabalhando em jornal e outras mídias.

Comentários