N

Nosso Povo

Empoderamento e Protagonismo

A Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG – Medianeira), Associação Empresarial de Medianeira (ACIME), ACIME Mulher e Prefeitura Municipal de Medianeira reuniram mais de 250 mulheres, na segunda-feira (04), para o Talk Show: “EMPODERAMENTO E PROTAGONISMO FEMININO: Quem disse que você não está pronta para o SUCESSO?”. No eixo central do evento três convidadas, de áreas e vivências diferentes, mas com trajetórias inspiradoras: Ana Paula Cunha Carvalho, Delegada da Polícia Civil no Estado do Paraná; Lérida Fantin de Vargas, Gerente Industrial de Avicultura da Lar Cooperativa e Maisa Silvestre – Gestora de Projetos em Turismo e Smart Cities no SEBRAE/PR.

            Conheça um pouco sobre cada uma delas e como inspiraram outras mulheres com suas falas.

 ANA PAULA CUNHA CARVALHO – Delegada da Polícia Civil no Estado do Paraná. Pós-graduada pela Escola Superior da Magistratura. Pós- graduada pela Escola Superior da Polícia Civil do Estado do Paraná. Atua há 15 anos como Delegada da Polícia Civil do Estado do Paraná. Já atuou nas seguintes unidades policiais: Delegacia da Mulher e do Adolescente, de São José dos Pinhais; Denarc – Divisão Estadual de Narcóticos de Curitiba; Vice-Diretora da Escola Superior da Polícia Civil de Curitiba; Terceiro Distrito Policial de Ponta Grossa. Desde 2015 atua como delegada titular do NUCRIA – Núcleo de Proteção a Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes. Atualmente é membro representante da Sesp (Secretaria de Segurança Pública) junto ao CEDCA (Conselho Estadual de Direitos da Criança e Adolescente do Estado do Paraná). No evento, Ana Paula destacou sua trajetória, a realização profissional como elemento principal de protagonismo. Também abordou a sua rotina de trabalho e como a figura feminina é importante em uma ambiente policial. E finalizou destacando que cada mulher deve acreditar em si e realizar.

LÉRIDA FANTIN DE VARGAS – Possui graduação em Medicina Veterinária e Mestrado em Tecnologia de Alimentos. Especialização em Higiene, Processamento, Vigilância e Tecnologia de Produtos de Origem Animal. MBA e experiência em Engenharia de Produção Agroindustrial, Gestão Estratégica de Pessoas e Desenvolvimento Gerencial. Atualmente é Gerente Industrial de Avicultura da Lar Cooperativa Agroindustrial com gestão em 4 estabelecimentos de abate de aves. Também é Coordenadora da Câmara Setorial de Sanidade e Boas Práticas de Fabricação do SINDIAVIPAR e atuante junto a Câmara de Sanidade da ABPA com participantes de diversos Grupos Técnicos. Atua há mais de 20 anos na avicultura, participando de assuntos regulatórios e sanidade alimentar e buscando alternativas na otimização da cadeia produtiva de proteína animal. As falas de Lérida no Talk Show foram permeadas por muita emoção. Com uma história marcada por superação, foco e determinação, ela deu uma lição de humildade e empatia. Ao relembrar sua trajetória e falar do seu trabalho hoje, a médica veterinária mostrou a importância de se preparar para alcançar seus objetivos.

MAÍSA SILVESTRE – Aquariana de 35 anos e tipo 7 no Eneagrama com sangue cigano que já morou em 14 cidades de 4 estados brasileiros. Cresceu querendo fazer medicina, mas sua paixão mesmo sempre foi ser a diferentona e expressar sua criatividade por meio da moda e, por isso, escolheu engenharia têxtil para se formar.

Ex- trabalhadora do ramo têxtil, ex-empreendedora de uma marca de roupas que não decolou e ex “muitas outras tantas coisas” por falta de opção, usou de suas características empreendedoras para começar o processo de transição de carreira, mas sempre levantando a bandeira da inovação. Hoje, atua como Gestora de Projetos em Turismo e Smart Cities no SEBRAE/PR e ama dar pitacos sobre criatividade e inovação no seu perfil do Instagram. Maísa marcou o evento alusivo ao Dia da Mulher falando da importância de se encontrar e fazer algo que realmente goste e te realize. Sobre empoderamento, o foco foi nas conquistas, mas também na necessidade de que seja uma luta contínua.

Nosso Povo

Por: Ana Cláudia Valério

Mestre em Educação, Especialista em Docência no Ensino Superior e graduada em Comunicação Social – Jornalismo. Tem experiência em Jornalismo nas áreas de Televisão, Assessoria de Comunicação e Jornal Impresso, tendo trabalhado em veículos de comunicação, instituições de ensino superior e campanhas políticas. Hoje é editora do Jornal Mensageiro e coordenadora de Gestão e Memória da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira.

Comentários