EDUCAÇÃO
Fernando e suas inúmeras funções
Texto por Douglas Florêncio . Fotos por Arquivo Pessoal . 17 de agosto de 2023 . 11:29
Fernando Schutz, ou professor Fernando como também é conhecido, nasceu em Marechal Candido Rondon em 22 de maio de 1978. Aos três anos de idade sua família se mudou para Nova Santa Rosa, onde seus pais abriram uma mercearia. Fernando é o caçula de três irmãos, tendo duas irmãs mais velhas, uma família de descendência alemã e religião católica. Casado há 19 anos com a Fabiana, com quem divide uma família de dois filhos (Francisco e Helena), duas gatinhas e um dog. O Francisco acaba de entrar na Unioeste para cursar Engenharia Mecânica e a Helena está no 5º ano do ensino fundamental.
Após se mudar com os pais para Nova Santa Rosa, iniciou a vida estudantil no Colégio Gaspar Dutra, e trabalhava como cobrador na Associação Comercial. Aos 12 anos descobriu a computação como profissão e logo passou a atuar em uma empresa de desenvolvimento de software, onde aprendeu sobre a área e teve seu primeiro emprego com carteira assinada.
Em 1996 passou no vestibular da Unioeste – Campus Cascavel no curso de Informática. Já formado, em 2001 iniciou mestrado em Ciência da Computação. Em 2019 finalizou Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial. Em 2001 recém-formado, atuava como desenvolvedor de software e professor de graduação e pós-graduação, e desde 2004 é docente na UTFPR.
Atualmente, Fernando é Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR e atua também como diretor do CIENTECH – Parque Científico e Tecnológico do Oeste. “Sou responsável pela ligação da universidade com a comunidade por meio da cultura, empreendedorismo, indústrias, outras instituições públicas e privadas, além de projetos que atuam junto à comunidade. E o CIENTECH é o espaço científico e tecnológico da UTFPR, que está disponível para a comunidade fazer a instalação de empresas, projetos tecnológicos para transferência de tecnologia (processo de transformar as pesquisas em negócios), eventos de tecnologia e cultura empreendedora. O espaço ocupado é o antigo Parque de Exposições, espaço destinado à Expomed, doado à UTFPR pela prefeitura municipal em 2017, e inaugurado em 24 de maio de 2021”, explica.
Ele ainda atua no Grupo Escoteiro Cabure 212/PR, fundado em 2016, que trabalha com crianças e jovens de seis a 21 anos, tendo como sede o Medianeira Country Clube. “Ajudei na fundação do grupo, sendo o primeiro presidente, ocupando também o cargo de vice-presidente, chefe do ramo Lobinho e atualmente chefe da Tropa Escoteira Cruzeiro do Sul. Lá em Nova Santa Rosa fui escoteiro de 1989 a 1992, vindo de lá essa motivação em trabalhar com este movimento”, destacou.
Além do voluntariado, Fernando também gosta muito de cantar, tocar e se arrisca na música, participando dos corais Nosso Coral UTFPR e no Coral SOS Vida, além de tocar violão e teclado em festivais de música.


Comentários