N

Nosso Povo

Filha desta terra

PUBLICIDADE

“Meu nome é Tania M. Bertuol Valiati, sou filha desta terra, onde nasci, cresci e formei minha família. Meus pais Nailde e Elcemino Bertuol (in memoriam), pioneiros desta cidade, vieram do Rio Grande do Sul na década de 1950. Tenho três irmãos: Alair, Ademir e Sônia. Casei-me com Daniel Valiati há 38 anos, e desta união Deus nos presenteou com dois filhos: Fernando e Danyella, hoje casada com Carlos Rafael; e também sou vovó de uma linda garotinha, chamada Giordanna”, relata a personagem da coluna Nosso Povo dessa semana.

Da infância, Tania traz memórias de uma época em que as mães ficavam em casa com seus filhos, em que os portões das casas ficavam abertos e que as crianças da vizinhança brincavam nos pátios de pega-pega e esconde-esconde, na simplicidade da vida. Época em que as mães, ao aproximar-se do Natal, juntavam-se para fazer doces e bolachas pintadas. Época em que a espera por um brinquedo no Natal era mágica. “Cuidávamos tanto dos brinquedos, que até hoje tenho uma boneca guardada de lembrança para poder compartilhar com meus filhos e netos”, relembra.

Em 1973, com apenas nove anos, Tania perdeu o pai. A vida a fez amadurecer precocemente, tendo que assumir algumas responsabilidades juntamente com a mãe e os irmãos. “Ouso dizer que foi aí o início da minha vida profissional. Aos 14 anos comecei a trabalhar no Posto Capri, quando adquiri o gosto pelos papéis e números. Algum tempo depois ingressei na Agência de Rendas de Medianeira, onde fiquei até me casar. Depois disso, permaneci um período em casa, porém sentia necessidade de voltar à vida profissional. Retomei minha carreira na empresa da família, hoje com a marca Friella. Sinto-me orgulhosa por fazer parte desta história, em que o crescimento e o respeito pelo ser humano são seus principais valores, e deixando esse legado para meus filhos que já trabalham na empresa e dão continuidade a esse espírito de empreendedorismo, que foi iniciado há décadas pelo avô Plinio Valiati”, comenta.

Tania se diz honrada em participar da coluna Nosso Povo. “Parabenizo o Jornal Mensageiro, que abre espaço para as pessoas desta terra compartilharem um pouco de sua história”. E finaliza com votos de boas festas. “Desejo um Feliz Natal com muita saúde a todos e um Ano Novo iluminado com muita paz”.

Nosso Povo

Por: Ana Cláudia Valério

Mestre em Educação, Especialista em Docência no Ensino Superior e graduada em Comunicação Social – Jornalismo. Tem experiência em Jornalismo nas áreas de Televisão, Assessoria de Comunicação e Jornal Impresso, tendo trabalhado em veículos de comunicação, instituições de ensino superior e campanhas políticas. Hoje é editora do Jornal Mensageiro.

Comentários