N

Nosso Povo

Fisiculturismo: esporte e profissão

Amanhã (sexta-feira 30) é celebrado o dia do fisiculturismo, data registrada para homenagear os atletas que, além da competição, adotam o esporte como um estilo de vida. O fisiculturismo é uma modalidade que visa o desenvolvimento dos músculos corporais a partir da hipertrofia, que aumenta o volume da massa muscular. Para a prática desse esporte, os atletas precisam de uma dieta especial, rígido acompanhamento médico e muita musculação.

Em alusão á data, a Coluna Nosso Povo desta semana conta a história do fisiculturista medianeirense Bruno Machado. “Tudo começou quando eu tinha 16 anos ao conhecer o body building, que é a arte de trabalhar com maior frequência a musculação, com base numa dieta apropriada para desenvolver a forma física – e não larguei mais o esporte”, relembrou. E mesmo saindo do Ensino Médio para cursar Direito, o esporte falou mais alto. “Tranquei a graduação e fiz faculdade de Educação Física. Logo no começo, me aproximei ainda mais do fisiculturismo, conheci alguns atletas e, por sorte, também tive contato com o presidente da Federação Paranaense de Fisiculturismo. Ele percebeu que eu tinha potencial, me incentivou a participar de competições e via futuro pelo meu porte físico”, comentou o fisiculturista.

O reconhecimento logo apareceu durante as competições pelo Paraná e Brasil. “A primeira participação aconteceu em novembro de 2015 no Campeonato Norte-Paranaense, onde fui campeão, conseguindo uma vaga para a Federação Estadual. Em 2016, competi no Estreantes Paranaense, voltado aos iniciantes da Federação e conquistei o segundo lugar na Categoria Men’s Physique; e, os três melhores colocados, estariam classificados para o próximo campeonato. Na classificação de estreantes, fui para o Campeonato Paranaense Geral, conquistei o terceiro lugar e fui para o Campeonato Brasileiro em 2016. A nível nacional, conquistei o 5º lugar na minha categoria Men’s Physique. Em 2017, participei de alguns campeonatos paranaenses, como as Copas Oeste Paranaense e Norte Paranaense, conquistando o 2º lugar em ambas;  e no Campeonato Paranaense Geral conquistei o 3º lugar. De todos os que participei até o momento, tenho sete troféus expostos na academia”, declarou Bruno.

Questionado como se sente em praticar fisiculturismo, Bruno foi taxativo: “Ao mesmo tempo em que estou muito feliz com a minha profissão e com todas as conquistas nos campeonatos, digo-lhes que é um esporte muito difícil de praticar, pois diariamente você deve enfrentar um leão dentro da academia e dentro de casa com a dieta. Disciplina, amor e motivação são as palavras de ordem, pois motivação não é todos os dias que temos, para diariamente continuar praticando o esporte; envolve muito o seu psicológico. E a minha dedicação deve ser ainda maior porque o meu biotipo é do Ectomorfo, que é considerado um dos mais difíceis de conseguir massa muscular. Me dedico muito e faço 10 refeições diárias para manter o porte físico e muscular – mesclando o fisiculturismo com o trabalho de personal trainner. Entrei no fisiculturismo para ser exemplo na minha profissão”, concluiu.

Nosso Povo

Por: Tanner Rafael Gromowski

Formado em Letras português/espanhol pela UDC Medianeira, pós graduado em Língua Portuguesa pela FAG Cascavel, trabalha como repórter e redator desde 2013 no jornal Mensageiro.

Comentários